Atendendo a um chamado feito pela a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná sobre o elevado número de diagnósticos confirmados por Dengue no estado, incluindo dois óbitos ocasionados pela doença somente neste ano, o Sesc PR intensifica as ações de Educação em Saúde de prevenção às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
De acordo com a Secretaria, o número de casos confirmados por Dengue é 2.500% maior do que no ano passado. São também cinco casos de Chikungunya, outra doença transmitida pelo mesmo mosquito. Um estudo epidemiológico demonstra que esse pode ser o pior surto das doenças registrado no Paraná, pois a população não tem imunidade para o subtipo que tem circulado com predominância. A secretaria alerta que estes números tendem a crescer nas próximas semanas e só a efetiva participação da população pode frear o avanço da doença.
Por isso, na próxima quarta-feira (18/12), as unidades de serviço do Sesc que não estão em recesso: Estação Saudade, em Ponta Grossa; Sesc Caiobá, em Matinhos; Sesc Paço da Liberdade e Administração Regional, em Curitiba, estarão realizando uma ação de conscientização com profissionais da saúde e a população. Desde já a entidade faz um alerta especial em relação aos cuidados preventivos que podem auxiliar na reversão do panorama de propagação da doença.
CUIDADOS A SEREM TOMADOS:
Fazer uma vistoria na unidade de serviço, residências e estabelecimentos comerciais para verificar se não ficaram recipientes, vasos, plantas e enfeites que possam acumular água. Outra orientação importante é fechar as tampas de vasos sanitários e adicionar água sanitária nos ralos que acumulam água (ralos externos e/ou internos).
CUIDADOS AOS QUE IRÃO VIAJAR:
Antes de viagem:
– Fazer uma busca ativa na residência, conforme orientações anteriores.
Durante a viagem:
– Fazer uma busca ativa dentro do carro para verificar se não está levando / trazendo mosquitos da cidade de destino;
– Deixar as janelas e portas de casa fechadas ou com tela de proteção contra mosquitos;
– Usar repelente, lembrando que gestantes, crianças e pessoas com sensibilidade alérgica devem sempre consultar um médico antes de fazer uso desse insumo;
O Sesc PR reforça que este é mais um ano crítico pelo qual o país está atravessando, com a tendência de aumento de casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, por isso a importância da colaboração de todos para a redução e o controle desse quadro epidemiológico.