Sesc PR
Paraná
Cultura: Música
Cultura: Música

Programação paralela do Fejacan 2019 inicia nesta quarta-feira (20)

Sesc Sonoro e Fejacan nas Escolas abrem programação da 14ª edição Festival Jacarezinhense da Canção

A partir desta quarta-feira (20), a música brasileira autoral ecoa sobre diversos espaços da cidade de Jacarezinho (PR). Tradicional evento realizado pelo Sesc PR e pela Prefeitura local, o Fejacan – Festival Jacarezinhense da Canção abre sua programação paralela com concertos didáticos em escolas e show com o músico londrinense Diogo Burka, no Sesc Jacarezinho.

O Fejacan nas Escolas é um desdobramento importante do projeto, pois leva músicos selecionados pela mostra à instituições de ensino do município, que apresentam suas obras com o objetivo de formar plateias. A primeira a receber os concertos didáticos é a Escola Municipal Professor Renato Azzolini, na Vila Setti, nesta quarta-feira (20), a partir das 13h30, com o duo Aduar, de São João Del Rei (MG)

Até sexta-feira (22), alunos de outras três instituições acompanharão as apresentações: a Escola Municipal Professora Ruth Pimentel Rocha, na Vila Rosa, no dia 21, a partir das 14h, com a cantora paulistana Kátya Teixeira; a Escola Municipal Doutor João de Aguiar, na Vila Santa Maria, com Murilo Martinez, de Três Lagoas (MS) na sexta-feira (22), às 10h, e a Educação Infantil do Sesc Jacarezinho, que receberá dois concertos também na sexta-feira (22), um às 9h, com o Grupo Tarumã, de São Paulo (SP), e o outro às 14h, com a cantora Jéssica Stephens, de Manaus (AM).

Sesc Sonoro

Já o público geral está convidado para o Sesc Sonoro, no Auditório do Sesc Jacarezinho, a partir das 19h30 desta quarta-feira (20). O músico multinstrumentista londrinense Diogo Burka apresenta o show “Cais”, que leva o nome do seu primeiro trabalho autoral. Conhecido por desenvolver suas canções por meio da experimentação de ritmos e instrumentos musicais de diversos países, tendo como base o fusion, gênero musical que nasceu da mistura do jazz com o rock, funk e r&b, Burka se presenta com os músicos Elthon Dias (bateria), Celso Rodolfo (contrabaixo) e Fabrício Martins (teclado).

O show “Cais” tem como forte influência as sonoridades apresentadas pela Vanguarda Paulista composta por músicos como Arrigo Barnabé e Itamar Assumpção, bem como da estética apresentada na escola de composição mineira conhecida como Clube da Esquina, de compositores como Milton Nascimento e Toninho Horta e ícones mundiais como Chick Corea e Scott Henderson.

Fejacan

Já a 14ª edição do Fejacan – Festival Jacarezinhense da Canção ocorre nos dias 21 e 22 de novembro, no Sesc Jacarezinho, com apresentações a partir das 20h30. Ao todo, 26 músicas foram selecionadas e serão interpretadas por músicos de oito estados: Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O evento tem  entrada gratuita nas duas noites. e, além das músicas selecionadas para a mostra, o encerramento contará com o show do cantor e compositor João Bosco.