Sesc PR
Paraná
Cultura: Música
Fejacan
Cultura: Música

Dia do Músico é celebrado pelo Fejacan com mostra e show de João Bosco

Em 22 de novembro celebra-se o Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos. A data foi escolhida para o encerramento da 14ª edição do Fejacan– Festival Jacarezinhense da Canção, realizada nos 21 e 22 de novembro, no palco montado no Sesc Jacarezinho.

O evento, promovido pelo Sesc em parceria com a Prefeitura local, contou com a participação de 26 músicas autorais, vindas de oito estados do país. No dia 21, 13 obras foram apresentadas ao público e, no encerramento, realizado na sexta-feira (22), outras 13 foram apresentadas, além do show de encerramento com o cantor, compositor e violonista João Bosco.

O Grupo Tarumã, de São Paulo (SP); a cantora amazonense Jéssica Stephens, e o trio do Coro de Cor, de Salvador (BA) apresentaram duas canções cada no dia 22. A noite foi marcada por diversos estilos musicais: folk, jazz, frevo, regional, samba, entre outros. Também apresentaram seus trabalhos a cantora Ana Dias, de São Paulo (SP); Murilo Martinez Trio,de Três Lagoas (MS); Duo Aduar, de São João Del Rei (MG); Kátya Teixeira, de São Paulo (SP); Família Estranha, de Londrina (PR), e Brazilian Jazz Mafia, de Diadema (SP).

De acordo com Deisy Araújo, que integra o trio Brazilian Jazz Mafia junto com os músicos Lukas Felli e Frank Carvalho, a música apresentada Frevo pra Mafia, mescla dois estilos musicais: o jazz, gênero musical de origem norteamericana, e o frevo, mais brasileiro impossível. “Trazer as nossas músicas para espaços como esse é um privilégio. O Fejacan tem feito um trabalho brilhante, o de mostrar quão grande é o nosso país e quanta música de qualidade nós somos capazes de produzir”, frisou.

Parceria e Campanha #euValorizo

Para o gerente executivo do Sesc Jacarezinho, Dimas Fonseca, realizar o evento pela primeira vez no Sesc Jacarezinho foi um desafio, mas também havia uma expectativa grande.“Nós conseguimos fazer desta quadra de esportes um local bastante agradável para receber este público. E, graças à parceria com a Prefeitura, este evento foi um sucesso”, pontuou.

Já o prefeito da cidade, Sergio de Faria, lembrou que o evento, além de ser tradicional localmente, extrapola os limites do município. “Nesta edição contamos com artistas do Amazonas ao Rio Grande do Sul, graças ao envolvimento desta parceria maravilhosa entre o Sesc e a Prefeitura de Jacarezinho. Eventos como esse significam muito para a cidade, conhecida por muitos como a capital da cultura do Norte Pioneiro, pois festivais como o Fejacan, neste formato, são poucos no Paraná e até em nível Brasil”, observou.

A diretora de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc PR, Maristela Bruneri, também prestigiou o evento, representando o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos. Ela comentou sobre a importância da Campanha #euValorizo, criada em defesa das entidades que compõem o Sistema Comércio, entre elas as do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, para a manutenção de iniciativas como as do Fejacan, bem como tantas outras realizadas pelo Sesc no estado nas áreas de educação, cultura, turismo, esporte, lazer e assistência.

João Bosco

Um dos principais nomes da Música Popular Brasileira, o cantor, compositor e violonista João Bosco já soma mais de 40 anos de carreira. O músico acumula dezenas de composições de sucesso, como Papel Machê, Ronco da Cuíca, Desenho de Giz e O Bêbado e a Equilibrista, canções apresentadas durante o show que encerrou a 14ª edição do Fejacan.

Fejacan nas Escolas

Um dos desdobramentos do evento é o projeto Fejacan nas Escolas.Entre os dias 20 e 22 de novembro,alunos de instituições de ensino do município receberam alguns dos músicos participantes da mostra para concertos didáticos. A cantora paulistana Kátya Teixeira foi uma delas.“Tudo vale a pena quando você canta e observa os olhos dessas crianças, ali há pureza, não tem mentira, você não consegue enganá-las, ou é ou não é. Elas respondem muito bem à apresentação,então foi muito emocionante”, completou.

Confira as fotos do evento aqui.

Fotos: Socyedade Jacarezinho