Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: Sesc Saúde Mulher
Saúde e Alimentação: Sesc Saúde Mulher

Sesc Saúde Mulher inicia atendimentos em Piraquara

Localizada na Região Metropolitana de Curitiba e conhecida por ser “hospitaleira e cercada de verdes serras”, como entoa seu hino, a cidade de Piraquara acaba de ganhar mais um serviço voltado a população, estimada em pouco mais de 110 mil habitantes. Um termo de cooperação entre o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e a Prefeitura local foi assinado na tarde de ontem(19) para as atividades da unidade móvel Sesc Saúde Mulher, que desde o dia 17 realiza lá atendimentos e exames preventivos ao Câncer de mama e ao de Colo do Útero.

O evento contou com a presença do diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, do prefeito municipal, Marcus Maurício de Souza Tesserolli, e da secretária de Saúde de Piraquara, Maristela Zanella, que assinaram o termo de convênio.

Em sua fala, o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, destacou o principal objetivo do projeto: salvar vidas. “O Sesc Saúde Mulher começou a circular pelo Paraná no ano passado e, por meio do serviço,atendemos 22 municípios do estado, realizando mais de cinco mil mamografias e quatro mil exames preventivos. Cinquenta e duas mulheres receberam diagnósticos em fase inicial, graças ao equipamento de ponta utilizado na unidade móvel, e rapidamente encaminhadas para hospitais parceiros, referências no tratamento da doença”, relatou Sextos.

Para o prefeito de Piraquara, Marcus Maurício de Souza Tesserolli, a chegada da unidade móvel vem em boa hora. “A cidade possui baixo IDH e depende muito desse tipo de parceria.Tudo o que viemos construindo ao longo dos últimos anos é fruto das boas parcerias firmadas. Nessa firmada com o Sesc e o Sistema Fecomércio vamos ter um cuidado especial para a nossa população. Então só temos a agradecer”, observou.

Agendamentos

O serviço itinerante oferta gratuitamente exames preventivos de Câncer de Mama (mamografia) e de Colo de Útero (citopatológico/preventivos),além de ações de educação em saúde. Os atendimentos no município serão realizados até o dia 13 de novembro,conforme faixa etária e agendamentos prévios. As mamografias serão ofertadas a mulheres de 50 a 69 anos; já os exames preventivos (citopatológicos),a quem tem de 25 a 64 anos de idade A expectativa é de que mais de 797 mamografias e 880 exames citopatológicos(Papanicolau) sejam realizados no município no período em que a unidade móvel ficará instalada.As interessadas poderão fazer os agendamentos diretamente no local,munidas das cópias dos seguintes documentos:RG, CPF, Comprovante de Residência e Cartão SUS.

Segundo a secretaria de Saúde de Piraquara, Maristela Zanella, a escolha do local onde a unidade móvel se encontra foi estratégica. Isso porque trata-se da região mais populosa do município, concentrando mais de 50 mil habitantes. “A unidade está em uma região que de fato tem grandes problemas sociais, um deles é o não comparecimento das mulheres nos exames marcados, embora o município tenha a oferta do serviço em todas as dez unidades básicas de saúde. Esperamos que, pelo projeto não ser governamental, isso chame a atenção da população. Por isso essa parceria é bem-vinda, ainda mais pela alta incidência de mortes por Câncer de Mama e de Colo de útero,que estão em 2 e 5 lugar nas neoplasias”,enfatizou a secretária.

Presenças

Também acompanharam o evento o vice-prefeito do município, Josimar Fróes; a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direito da Mulher e primeira-dama de Piraquara, Ana Elizabete Mazon de Souza Tesserolli;a coordenadora Estadual da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG) daFecomércio PR, Claudia Colpi, diretoras da CMEG de Curitiba, vereadores,secretários municipais, gerentes do Sesc PR, entre eles o gerente executivodo Sesc São José dos Pinhais,Márcio Reinaldin, e a gerente de Saúde e Odontologia do Sesc PR, Alline Gouveia Martins Rodrigues.

De acordo com a primeira-dama do município e presidente do CMDDM, Ana Elizabete Mazon de Souza Tesserolli, o Conselho Municipal de Defesa dos Direito da Mulher foi reativado na primeira gestão do atual prefeito, após dez anos inativo.Ela ressalta que diversas ações foram feitas, entre elas as relacionadas ao Piraquara Rosa, em alusão à campanha Outubro Rosa, que mobiliza a população sobre a importância da prevenção do Câncer de Mama. “A chegada da unidade móvel veio fortalecer ainda mais esse trabalho. No próximo dia 5 de outubro realizaremos, inclusive, uma grande feira de saúde justamente na Regional Guarituba, onde a unidade do Sesc Saúde Mulher está instalada,atendendo a população in loco em diversas ações”, pontuou.