Sesc PR
Paraná
Cultura: Música
Cultura: Música

Sesc abre inscrições para Festival de Música do Comerciário

Estão abertas até o dia 29 de setembro, as inscrições para a primeira edição do Festival de Música do Comércio (Femucom) 2019, na Unidade Sesc Cadeião Cultural, de Londrina. Trata-se de um projeto cultural que cria oportunidades para que os  trabalhadores do comércio, serviço, turismo, seus dependentes diretos, alunos do Sesc  e Senac, explorem suas habilidades musicais no palco do Sesc. A ação também contribui para a formação e apreciação musical do público.

Confira o regulamento do evento e participe!

REGULAMENTO

1. O FEMUCOM – Festival de Música do Comerciário – possui formato de mostra de música, ou seja, não tem caráter competitivo entre os contemplados. Poderão ser inscritas músicas interpretadas (de outros compositores), nos seguintes gêneros:

Gênero 1 – Música Regional (de raiz, regionalista, sertaneja).

Gênero 2 – Música Sacra (de qualquer tradição religiosa).

Gênero 3 – Música Popular Brasileira (rock, reagge, pop, samba, forró entre outras).

Nos três gêneros só serão aceitas músicas brasileiras, de qualquer época e somente na língua portuguesa.

• A inscrição é gratuita e deverá ser realizada até 29 de setembro de 2019, às 18h, pessoalmente no Sesc Londrina Cadeião Cultural, Rua Sergipe, 52 – Centro, Londrina – PR,  com a documentação exigida nesse termo.

• Para concluir sua inscrição, o proponente deverá enviar um vídeo da música proposta ao Whatsapp do festival, número (43) 98446-3162, e aguardar a mensagem de recebimento. O procedimento para o envio do vídeo será:

a) Tirar uma foto nítida do protocolo de inscrição (ou digitalizar em .PDF) e enviar para o Whatsapp do festival.

b) Enviar o vídeo da música que foi inscrita para o Whatsapp do festival.

2. Poderão participar do Festival de Música do Comerciário 2019 – trabalhadores do comércio, serviço, turismo, seus dependentes diretos e alunos do Sesc e do Senac; individualmente ou em duplas, sendo que os proponentes só poderão participar, a partir de 16 anos completos, no ato da inscrição. Menores de 18 anos deverão realizar a inscrição com o consentimento do responsável.

• Será possível a inscrição de apenas uma (1) música por proponente.

• No caso de dupla, deverá ser preenchida uma ficha para cada integrante bem como documentação individual.

• O Sesc oferecerá aos contemplados uma Oficina de Expressão Corporal e Técnica Vocal para que todos tenham um suporte profissional para a qualidade das apresentações. Esta oficina é gratuita e será realizada na Sala de Espetáculos do Sesc Londrina Cadeião Cultural em períodos e horários determinados pela Comissão Organizadora, respeitadas as normas de funcionamento, legislação do trabalho, segurança e demais procedimentos usualmente adotados.

• A mostra oferecerá uma Banda de Apoio, portanto os contemplados não precisarão trazer seus grupos/bandas musicais.

• No dia anterior às apresentações, todos os contemplados realizaram um Ensaio Geral com a Banda de Apoio.

• Colaboradores do Sesc, Senac e seus dependentes não poderão se inscrever.

3. Não serão aceitas inscrições fora do prazo. A decisão de eventual prorrogação de prazo ficará inteiramente a critério e deliberação da Comissão Organizadora.

• A Comissão Organizadora não se responsabilizará por qualquer defeito no material audiovisual enviado ou na legibilidade das informações prestadas, que suscitando dúvidas não esclarecidas poderá acarretar na desclassificação do candidato.

• O material de inscrição não será devolvido sob qualquer hipótese.

• A avaliação e seleção dos inscritos serão feitas por uma Comissão Organizadora formada por colaboradores especializados do Sesc PR.

• A Comissão Organizadora selecionará os participantes segundo os critérios:

a) Singularidade e qualidade vocal (timbre, projeção, identidade vocal).

b) Interpretação da canção (texto, dicção, expressão vocal).

c) Desenvoltura técnica musical (afinação, ritmo).

• A partir da análise da Comissão Julgadora serão selecionadas até 10 músicas para apresentação, essa lista será publicada no site do Sesc PR a partir de 4 de outubro de 2019 e também estará disponível na unidade Londrina Cadeião.

• As músicas selecionadas deverão ser apresentadas e interpretadas pelo(s) proponente(s) da inscrição presente(s) no vídeo analisado. É vedado o uso de playback.

• No caso de impossibilidade de participação de algum membro da dupla selecionada, a Comissão Organizadora deverá ser comunicada previamente e os casos serão analisados e decididos isoladamente.

4. Não cabe à Comissão Organizadora as providências de traslado, hospedagem em hotel e refeições (café da manhã e almoço) durante a permanência dos participantes no Sesc Cadeião em Londrina, bem como qualquer ajuda de custo ou premiação.

• É obrigatória a presença, disponibilidade e permanência dos participantes no dia e horário tanto da oficina quanto da apresentação. O não comparecimento e/ou ausência do local (na oficina ou apresentação), implica na desclassificação e cancelamento da apresentação do participante.

•Durante a sua permanência no FEMUCOM, os selecionados deverão participar das atividades de divulgação do festival, propostas pela organização (imprensa, ações de relacionamento etc.).

5. O festival não possui caráter competitivo e não prevê premiação.

• A critério exclusivo da Comissão Organizadora, as músicas apresentadas no FEMUCOM 2019 – poderão ser objeto de gravação de CD, DVD ou veiculação on-line desde que tenha sido assinada a Ficha de Autorização Legal,que será encaminhada somente aos contemplados.

• Os casos omissos neste edital serão resolvidos pela Comissão Organizadora, tendo por princípio a equivalência de direitos entre todos os inscritos, não cabendo qualquer recurso contra as suas decisões.

• Outros esclarecimentos podem ser obtidos pelo e-mail: rodrigo.figueiredo@sescpr.com.br, ou pelo telefone (43) 3572-7713 (Técnico de Cultura: Rodrigo Figueiredo).

CRONOGRAMA

Inscrições até 29 de Setembro de 2019, às 18h, no Sesc Cadeião Cultural, na Rua Sergipe, 52 – Centro, Londrina – PR. Este termo e anexos poderão ser acessados também por meio do site www.sescpr.com.br/unidade/sesc-londrina-cadeiao.

• Divulgação de resultados no site www.sescpr.com.br/unidade/sesc-londrina-cadeiao: a partir de 04 de Outubro de 2019.

• 15 de outubro (terça-feira): realização da Oficina de Expressão Corporal e Técnica e Técnica Vocal, das 18h30 às 21h30. Todos os contemplados precisarão participar obrigatoriamente.

• 17 de outubro (quinta-feira): Ensaio Geral dos contemplado com a Banda de Apoio, às 18h30, no formato da apresentação da mostra. Todos os contemplados precisarão participar obrigatoriamente. A Comissão Organizadora gravará um vídeo de cada música ensaiada e fornecerá este vídeo para que todos possam “estudar” o que foi combinado no ensaio.

• 18 de Outubro (sexta-feira): Apresentação das 10 canções contempladas, na Sala de Espetáculos do Sesc Cadeião Cultural, a partir das 19h30.

Este post faz parte de