Sesc PR
Paraná
Esporte e Lazer: Dia do Desafio
364 municípios participam do DDD
Esporte e Lazer: Dia do Desafio

364 municípios participam do DDD

Com número recorde de participantes, o Sesc Paraná realizou o Dia do Desafio, ontem (29), em 364 municípios do Paraná, em parceria com as prefeituras. Para combater o sedentarismo, foram programadas diversas atividades em unidades do Sesc, empresas do comércio e espaços públicos de todo o estado. A data, celebrada anualmente na última quarta-feira do mês de maio, promove uma competição saudável internacional entre cidades de mesmo porte.

Este é o segundo ano em que a capital compete com São Gonçalo (RJ). Conforme alteração na lei do DDD em 2018, desde então, os sorteios de confrontos ocorrem a cada três anos. Portanto, durante esse período, elas permanecem competindo entre si.

Em Curitiba, os colaboradores do Sesc Administração Regional e do Sesc da Esquina fizeram caminhada até a praça Rui Barbosa, onde ocorreu a solenidade de abertura das atividades, incluindo ping-pong, infláveis, serviços de saúde, luta de cotonete inflável e futevôlei de mesa. Como o tema desse ano do DDD foi ciclismo, Sesc e Prefeitura montaram uma pista para ensinar e incentivar as crianças a praticarem a modalidade.

O secretário de Esportes, Lazer e Juventude do Sesc PR, Emílio Trautwein, salientou as iniciativas da Prefeitura de Curitiba em prol da saúde e qualidade de vida. “Na gestão do prefeito Rafael Greca implementamos passeios ciclísticos, atividades físicas de contraturno, competições, desafio de ciclismo no domingo pela manhã, com 40km de pedalada, plano de mobilidade urbana, 36 espaços para prática de atividades físicas, sendo nove com piscina. Todos esses em movimento no DDD e ao longo do ano”, descreveu e acrescentou os benefícios de praticar um esporte, como a prevenção de problemas de saúde.

O Diretor Regional do Sesc PR Emerson Sextos estimulou os colaboradores e demais participantes a praticar exercícios. Salientou também que Curitiba se destaca anualmente como vencedora, na maioria das vezes. “Somos recordistas em número de cidades participantes, agora desejamos ser em número de pessoas”, encerrou agradecendo os parceiros: Prefeitura de Curitiba e GRPCOM.

As atividades na praça se estenderam até 17h. Participaram também alunos do Colégio Sesc São José, do projeto Aprender & Jogar e um grupo do Sesc Portão.

Unidades e comércio

Os pais dos alunos da Educação Infantil do Sesc Portão participaram das atividades do DDD. Junto aos filhos, mostraram que a atividade física também é uma forma de integração. “Estimular exercícios físicos desde pequeno é muito importante. É uma forma de trazer os pais para escola, interagir com eles, ainda mais nos dias de hoje, com a tecnologia eles ficam muito presos em jogos, videogame”, pontuou a mãe do Lucas, Danielle Castilho Colaço.

O DDD também chegou às empresas do comércio. No Extra Hipermercados, em Curitiba, colaboradores interromperam a rotina por 15 minutos para se dedicarem ao alongamento, conduzido pela ginástica laboral. “Na correria do dia a dia, não há tempo de pausa. Parar o serviço por alguns minutos é bom. São duas empresas se reunindo para fazer os funcionários felizes”, observou o colaborador Weslei Leonardo.

Resultados

O Sesc Paraná já apurou a contagem de participantes dos 364 municípios que aderiram o Dia do Desafio 2019. Os dados foram repassados à coordenação do Sesc São Paulo, organizador do DDD na América Latina. No entanto, para serem publicados os resultados de cada cidade e o vencedor, é necessário que os municípios de confronto também enviem suas apurações. Os participantes têm até o dia 5 de junho para o envio de seus resultados. Para conferir, acesse aqui.