Sesc PR
Paraná
Cultura: Literatura
Cultura: Literatura

Livro “Introdução ao teatro” de Monah Delacy à venda

O livro Introdução ao teatro, da atriz Monah Delacy, está à venda na Livraria do Sesc Paço da Liberdade. Na obra, Monah retoma as primeiras manifestações teatrais da Grécia Antiga para descortinar a trajetória do gênero dramático ao longo dos séculos. Os rituais, as origens e as diversas escolas teatrais são apresentadas no livro, incluindo as vertentes brasileiras da arte.

Sua filha, Christiane Torloni, que assina o prefácio do livro, relata que foi a primeira aluna de teatro da professora Monah Delacy, no momento em que aprendeu a ler ajudando sua mãe a decorar seus textos. Antes de qualquer estudo formal, ela já havia começado a ensiná-la como um ator deve andar e projetar a voz. “Ao me revelar o mundo da música clássica, o universo das artes plásticas (Monah também é pintora), da literatura e da dança, estava inconscientemente me preparando para ser uma atriz curiosa que, desde cedo, entendeu que a arte cênica traz em si o coração de todas as artes”, comenta Christiane.

Sobre a autora

Monah Delacy (Belo Horizonte, 22 de março de 1930) é uma atriz brasileira. Começou a carreira artística no teatro, em 1950, nas peças O Demorado Adeus, Treze à Mesa e A Moratória. Estreou no cinema em 1960, no filme Esse Rio que Eu Amo, dirigido por Carlos Hugo Christensen. Na televisão, participou do Grande Teatro Tupi, do Teatrinho Trol e depois de telenovelas, como O Amor Está no Ar (1997), Olho por Olho (1988), Dona Beija (1986), Champagne (1983), Pai Herói (1979), Gabriela (1975), Irmãos Coragem (1970), entre outras.