Sesc PR
Paraná
Ação Social: Mesa Brasil
Ação Social: Mesa Brasil

Doadores do Mesa Brasil são homenageados em Curitiba

O Mesa Brasil, maior programa privado de segurança alimentar e combate a fome do Brasil, completa 15 anos de atuação do Paraná. Em Curitiba os 64 doadores sistemáticos do projeto receberam uma homenagem na última sexta-feira, 09 de novembro, no evento também foram apresentados os resultados das parcerias de arrecadação e distribuição da unidade Parolin, em Curitiba.

Por intermédio de projetos como o Mesa Brasil, empresários do setor alimentício podem exercitar a responsabilidade social. Eles são parte de uma rede solidária de combate à fome com ações que buscas minimizar o desperdício de alimentos e a má distribuição. O programa de segurança alimentar e nutricional coleta alimentos excedentes em supermercados e indústrias de alimentos e redistribui para instituições, famílias e comunidades. “Nós somos uma ponte entre quem tem sobra pra levar pra quem precisa”, ressalta a nutricionista e coordenadora do projeto, Fernanda Hardt Kehl.

Prestação de contas

O altruísmo é motivo de agradecimento e reciprocidade, por isso os doadores efetivos do programa foram homenageados no evento que também é um compromisso com a transparência. O Diretor Regional em exercício do Sesc PR, Ulisses Fernando de Moraes Rodrigues, ressaltou a importância do programa “porque consegue  fazer com que as pessoas tenham acesso a um alimento que não teriam se não fosse pelo Mesa Brasil do Sesc. E, esse evento é de prestação de contas e de reforço dessa rede para que os doadores saibam em detalhes como é o nosso trabalho”.

Cada um das sete unidades paranaenses do projeto realizou um evento de prestação de contas, onde são apresentados os resultados de arrecadação e distribuição dos alimentos. Além disso, os doadores também podem acessar uma plataforma on-line e verificar o processamento e o destino de cada doação. Em 15 anos de projeto mais de 12 milhões de quilos foram recuperados e destinados a instituições e comunidades socialmente vulneráveis. São 82 municípios atendidos nas áreas de atuação do Sesc. Além da redistribuição do alimentos, a equipe do Mesa Brasil também realiza ações educativas para manuseio e reaproveitamento dos alimentos. Toda a equipe é qualificada e treinada para o tratamento adequado tanto no processo de logística quanto no acolhimento dos beneficiários.

A unidade do Mesa Brasil em Curitiba conta com pelo menos 64 doadores sistemáticos, atendendo 192 instituições, beneficiando mais de 30 mil pessoas mensalmente em 14 municípios na Região Metropolitana da capital. Neste ano, até o momento foram arrecadadas na unidade quase em mil toneladas de alimentos e 4.200 kg de outros produtos não perecíveis, como de higiene. Para a nutricionista Fernanda Hardt o maior desafio maior a logística “Nós temos instituições em lista de espera”, ressalta ela.

Responsabilidade Social

Entre os doadores, o superintendente da regional Sul da Conab, Erli de Pádua Ribeiro, emocionou-se no discurso de agradecimento, ao falar do potencial transformador do projeto. “Não é o dinheiro que move, é um trabalho de construtores abnegados que não pode ter fim”, ressaltou.  Ele também destacou a relação de parceria com o Sesc e a transparência, das relações. “A parceria com do Mesa Brasil dá muita segurança pelas atividades e controle, pelo carinho e pela logística que o Sesc realiza”.

Mauro Cesar Carsten, diretor executivo do Sinca PR (Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidores) falou sobre o trabalho do sindicato na conscientização perante as empresas relevando a importância de elas se envolverem nesse movimento, “a gente tem feito um trabalho social, a importância é a dedicação das empresas e nós auxiliamos na logística de como encaminhar as doações ao Mesa Brasil.”

Sirlei Rodrigues, gerente administrativo do Festval, explica como é feito o trabalho de interno nas unidades da rede que também é um dos doares efetivos do projeto: “A gente trabalha junto com as nutricionistas de cada loja, pede para sejam feitas – principalmente no setor de hotifruti, a separação correta dos alimentos e repassar para que o Mesa Brasil distribua para as famílias mais carentes”.

Uma das beneficiadas pelo Mesa Brasil, Ketlin Cristina Ribeiro, representante da ONG ODPH (Organização de Desenvolvimento do Potencial Humano), falou sobre a dependência do programa para a instituição que atende crianças de 5 a 12 anos em atividades no contraturno escolar na Vila Torres em Curitiba.  “As crianças dependem dele, nós temos refeições duas vezes por dia e muitas vezes é só esse alimento que eles tem por dia. É muito importante ter alguém que se preocupa com isso. O Sesc é um dos maiores apoiadores do nosso projeto.”

Outra instituição beneficiada, a Associação São Roque, também atende crianças com a mesma carência. A diretora, Márcia Vicente, destacou a importância das doações: “Educação e cultura é a solução para o nosso país, mas não se aprende de barriga vazia”, e fez um apelo aos doadores presentes: “Acreditem na importância do trabalho de vocês”. Em um ato de agradecimento, a orquestra ‘Gato tuba’ formada por adolescentes atendidos na associação fez uma breve apresentação no evento.

De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), um terço dos alimentos produzidos do mundo são descartados por perda ou desperdício. Apenas 25% deste total de 1,3 bilhões de quilos de comida seriam suficientes para alimentar a população com fome.

Homengens

Foram homenageados no evento os seguintes doadores: Angeloni, Atacadão, BRF, Charlotte Pães e Torradas, Companhia das Obras, Carrefour (Champagnat, Parolin e Pinhais), Comunidade do Terceiro Plano, Coocastel, Coop Hort, Cootenda, Conab, Chácara Alceu Fiorese, Frutos da Terra, Irmãos Lazarotto, Qualitá Fiorese, Strapasson & Filhos, Condor Super Center, Condor (Água Verde, Cajurú, Campo Comprido, Champagnat, Cristo Rei, Água Verde, Nilo Peçanha, Novo Mundo, Santa Felicidade, São Bráz, São José dos Pinhais Centro e Joinville, e Torres), Danone, Dexter Latina, Ibama, Mondelez, Cia Beal de Alimentos, Festival (Água Verde, Barigui, Centro, Centro Cívico, Champagnat, Mercês e Santa Felicidade), Macro Atacadista (Parolin e Pinhais), Rio verde Supermercados (Atuba, Centro Colombo, Fazendão, José Veríssimo e Maracanã); Sacolão da Família (Carmo, Santa Cândida, Santa Efigênia, Santa Felicidade), Ingredion, Jasmine Alimentos, Merco Soluções em Saúde, Oniz Distribuidora, Sírius Orgânicos, SINCA Paraná, Super Saúde Nutricional, Tingui Cozinha Central, Vapza Alimentos.