Sesc PR
Paraná
Ação Social: Sesc Cidadão
Ação Social: Sesc Cidadão

Programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão chega a Araucária

No sábado, dia 29 de setembro, centenas de moradores de Araucária tiveram garantidos o seu direito à cidadania com a realização de mais uma edição do Justiça no Bairro Sesc Cidadão. O programa é uma parceria entre o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, o Poder Judiciário e a FAE Centro Universitário, e contou com o apoio da Prefeitura de Araucária.

“Esse evento se encaixa na nossa missão de levar serviço social à população economicamente vulnerável, com ações de educação, lazer, cultura e saúde”, afirma Ana Carolina Paulicones, gerente do Sesc Portão.

Dentre os serviços oferecidos à comunidade estão corte de cabelo, oficinas educativas, emissão de carteira de identidade, audiências de conciliação, orientações sobre benefícios sociais e atendimento jurídico. Tudo de forma gratuita

“Esse Programa está voltado para recuperar não só a educação, mas a dignidade da pessoa, atendendo desde uma simples busca por documento até recreação para crianças e regularização da família. É a celeridade da justiça num movimento de integração. Todos unidos com o propósito de que a sociedade seja atendida”, afirma a desembargadora, idealizadora e coordenadora do Justiça no Bairro, Joeci Machado Camargo.

O serviço mais procurado do dia foi a emissão de RG. Sueli de Jesus mudou-se para Araucária há 8 anos, e desde então tenta agendar o atendimento para fazer o RG dos quatro filhos, mas nunca conseguiu. Quando soube do evento, nem pestanejou: “pensei: tenho que aproveitar a oportunidade”, contou a mãe, que também planejava tirar a carteira de trabalho do filho mais velho e quem sabe cortar o cabelo da filha do meio.

Beleza e saúde

Até o meio-dia, o serviço de cabeleireiro oferecido por professores e alunos voluntários da Senac já tinha beneficiado mais de 100 pessoas. Para uma das instrutoras da instituição, Renata Camargo, a atividade agrega conhecimento a boas ações, “une o útil, que é aprender, ao agradável, que é ajudar”.

Outro exemplo de boa ação é o trabalho do doutor Laurindo Sassi, idealizador da Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal, que desde 2009 integra as ações itinerantes do OdontoSesc. “Se nós que dominamos essa especialidade não fizermos nada, como fica a sociedade?”, indaga Sassi, que assume a missão com uma responsabilidade social.

As ações preventivas visam evitar procedimentos mais complexos e custosos à saúde e ao bolso dos pacientes. A partir da análise dos especialistas, quem foi atendido em Araucária e apresentou algum tipo de problema foi encaminhado para o primeiro procedimento de biópsia no Hospital Erasto Gaertner.