Sesc PR
Paraná
Esporte e Lazer: Sem categoria
Esporte e Lazer: Sem categoria

Projeto ‘História Aberta’ desperta a consciência ambiental na educação infantil do Sesc

As crianças das unidades de educação infantil do Sesc tiveram a oportunidade de vivenciar uma contação de histórias um tanto diferente. Chamada de narrativa participativa, ou ‘História Aberta’, a contadora Kiara Terra envolveu a plateia com o método criado por ela mesma, que consiste em interagir com o público e fazê-los participar ativamente das histórias. O projeto que objetiva a educação ambiental, idealizado pelo Instituto Estre, foi recebido em parceria com o Projeto Ecos do Sistema Fecomércio, no Sesc da Esquina, nesta quinta-feira (13/09).

No teatro, a contação de histórias proporciona uma vivência com a educação ambiental de forma lúdica. Kiara conta, escuta e conduz, introduzindo perguntas e comentários que despertam ainda mais o interesse da criançada na construção da narrativa. Os efeitos sonoros são parte da função delegada ao público mirim, que contribuiu com o barulho da chuva, passos de cavalo, motor de caminhão, entre outros. Aos poucos, a contadora retirava objetos da estante e da mala cheia de acessórios, instigando a imaginação das crianças, que transformavam um pedaço de cano de plástico em um chifre de boi ou um volante de moto, por exemplo. As crianças mal piscavam, antenadas a cada nova situação criada pela contadora, colaborando sempre que solicitadas ou interagindo voluntariamente.

Kiara conta histórias há 20 anos. Ela destaca que o método foi desenvolvido na medida em que percebeu “a necessidade das crianças de serem ouvidas”. Por isso, as interrupções na peça são bem vindas para a construção da história. As crianças expõem suas vidas pessoais e se sentem mais integradas ao ambiente e as pessoas. Isso contribui para que elas não percam o foco na apresentação e aumentem a percepção sobre os temas tratados, que também envolvem respeito e valorização a pessoas, como os pais e professores.

A história, baseada nas personagens Maria Peçonha e Maria dos Paninhos, faz parte de novo roteiro do Instituto Estre, que tem como objetivo introduzir a educação ambiental na formação infantil. A parceria com o Sesc também visa a sensibilização dos orientadores da educação infantil para temas relativos ao meio ambiente, impactos sociais, ética e cidadania. O projeto vai rodar Curitiba e Região Metropolitana por meio de parcerias do Instituto com entidades públicas e privadas, antes de seguir Brasil adentro.