Sesc PR
Paraná
Cultura: Artes Visuais
Cultura: Artes Visuais

Paço da Liberdade exalta cultura popular com exposição ‘Folias de Reis’

O Paço da Liberdade recebe de agosto a 18 de novembro a exposição ‘Folias de Reis’, integrando parte das ações do Sesc que reiteram a importância da disseminação e projeção da cultura popular. A Folia de Reis é uma tradição presente em diversos lugares do Brasil e do mundo. O rito também é parte da sociabilização das comunidades, com identidade ainda mais enraizada num contexto rural.

Sob curadoria da pesquisadora Lia Marchi, com fotos de Gerson Sobreira, são representadas três Companhias de Santos Reis do Paraná: Companhia de Folia de Reis, de Curitiba, e os Grupos Mensageiros da Paz e Menino Deus, de Londrina. A exposição tem a intenção de valorizar as culturas populares e salvaguardar o patrimônio imaterial do nosso estado através da difusão das tradições e do valor à memória das festas e dos saberes do povo. Marchi destaca que “ao perpetuar a festa e permitir o encontro da comunidade com sua história, a Folia de Reis torna-se uma ferramenta importante para revisitar os valores do indivíduo e para despertar a esperança da coletividade na construção de um mundo mais sustentável e solidário”.

O acervo reúne fotos de arquivo e expõe diversos artefatos que fazem parte da festa, como: instrumentos musicais, vestimentas e máscaras. Além disso, podem ser ouvidos os áudios com músicas do cortejo. Também está em exibição um documentário produzido pela Olaria Cultural (Lia Marchi) sobre o grupo de Folia de Reis de Curitiba.

A exposição fica aberta para visitação ao público até o dia 18 de novembro deste ano. A entrada é franca. Escolas que queiram participar das ações educativas na exposição podem agendar a vista pelo SAC do Paço. A ação dura em torno de uma hora e meia. O cronograma prevê visita ao prédio, visita mediada à exposição e oficina de arte.

Folia de Reis

No fim do ciclo natalino, de 24 de dezembro a 6 de janeiro (Dia de Reis), grupos de foliões rememoram a viagem dos três Reis Magos ao encontro do recém-nascido Menino Jesus, e celebram as conquistas e bênçãos do ano, numa festa em forma de cortejo. As roupas coloridas, máscaras e fitas compõem os figurinos dos grupos, que percorrem comunidades de porta em porta cantando e versando passagens e lições do catolicismo para os devotos e simpatizantes da folia. Muitas vezes, os integrantes fazem parte de ações sociais e filantrópicas, e além de cantarolar arrecadam donativos em prol de alguma campanha para pessoas carentes.

Composto majoritariamente por homens, os foliões seguem uma hierarquia no rito, composta por: Mestre, contramestre, bandeireiro, músicos e coro. O cortejo ainda é acompanhado por alguns personagens como os três Reis Magos, um palhaço e outros devotos da tradição, chamados de foliões, que seguem o conjunto pelo trajeto da folia.

Paço da Liberdade

Os traços sinuosos e arabescos do Paço da Liberdade entregam a idade do prédio construído para abrigar a Prefeitura Municipal de Curitiba. No auge da Art Noveau, inaugurado em 1916, foi sede de poder político até 1969 e do Museu Paranaense até 2002. Revitalizado em 2009 pela Fecomércio. Hoje, além de um patrimônio histórico é um centro de referência cultural gerenciado pelo Sesc, e um dos mais importantes pontos turísticos de Curitiba. O espaço oferece sala de leitura, exposição, música, cinema, internet e café. Além de promover atividades socioculturais e educacionais.

EXPOSIÇÃO FOLIAS DE REIS

Período da exposição: 22/08 a 18/09/2018

Horários de visitação

Terça à Sexta-feira 9h30 às 20h45

Sábado 9h30 às 17h30

Domingo 9h30 às 17h

Entrada: Gratuita

Informações e agendamentos: (41) 3304-4200 | sac.pacodaliberdade@sescpr.com.br