Sesc PR
Paraná
Cultura: Sem categoria
Cultura: Sem categoria

Femucic celebra 40 anos na Cidade Canção

Sons da Cidade e homenagens marcaram a primeira noite de apresentações musicais do Femucic 40 Anos, no teatro Calil Haddad, ontem (14), em Maringá. Hoje e amanhã músicos de Norte a Sul do país trazem suas composições de diversos gêneros e ritmos musicais ao palco, a partir das 20h30. Os shows são gratuitos.

Uma solenidade foi feita antes do espetáculo de ontem para homenagear personalidades que contribuíram para a história do Festival. O Título de Mérito Comunitário foi proposto pelos vereadores Carlos Emar Mariucci e Mario Verri. O gerente executivo do Sesc Maringá, Antônio Vieira, foi um dos homenageados. Ele, desde 1980, coordenou e incentivou as atividades musicais, e esteve à frente das principais mudanças do Femucic, desde quanto era competitivo até sua passagem para mostra, em 1993. “Agradeço por esse reconhecimento, e acredito que o teatro ficaria pequeno se fôssemos homenagear todos os envolvidos pelo desenvolvimento desse Festival”, frisou.

Músicos também foram agraciados, como Geraldinho do Cavaco, ícone da música instrumental de Maringá e participante com mais canções gravadas em CD e DVD; Ronaldo Gravino, participante, incentivador e colaborador do Femucic; Rubens Neves, o Boi, primeiro maringaense a vencer o Femucic, em 1981; e Hellington Lopes, criador do Grupo Receita do Samba, que contribuiu para a disseminação do Festival.

Também foram homenageados o entusiasta Frambel Carvalho, autor da música vencedora do então FemuSesc, em 1977 – primeiro e único ano em que o projeto teve esse nome -; e Dina Dollis, que contribuiu para a divulgação do Festival, foi intérprete, apresentadora, e membro da Comissão Organizadora do Femucic, pela Secretaria de Cultura de Maringá.

Espetáculo

As apresentações da noite ficaram a cargo de Edu Ribeiro e Nelson Faria, que se apresentaram com músicos maringaenses; dos professores do Centro de Difusão Musical (CDM) do Sesc Maringá, com os intérpretes Tauam Espósito e Carlos Henrique Meira; do Duo Papo de Sopro, composto também pelos professores do CDM, Renato Segati e Karine Rayara. Também subiram ao palco Geraldinho do Cavaco, figura emblemática do Femucic; e o Grupo Corda Crua, que encerrou a noite.

Femucic na cidade

Desde segunda-feira (11) o Femucic tomou conta da cidade de Maringá. Empresas do comércio, escolas públicas municipais e praças contaram com apresentações musicais para colaboradores, alunos e grande público. O Femucic nas Escolas esteve presente em 10 colégios, enquanto o Femucic nas Empresas levou música a seis estabelecimentos fidelizados ao Comércio em Movimento.

Transmissão

Lembrando que o Femucic será transmitido ao vivo hoje e amanhã pelo site e pela página do Sesc PR no Facebook. Acompanhe em tempo real o Festival que é tradição da música nacional.