Sesc PR
Paraná
Oficinas
Oficinas

Violão no Choro – FEMUCIC

l
Gratuito

Você, violonista, que já toca choro ou gostaria de começar, a oficina de violão abordará o estudo de condução rítmica, arpejos, inversões de acordes e encadeamento de acordes na prática, mergulhando assim na linguagem específica do instrumento contrapontístico que há décadas  integra as principais formações de grupos de choro.

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO

Professor: Alan Silva

Possui formação completa no curso de violão erudito entre 2008 e 2011 com a Professora e Maestrina Márcia Braga, especialização em violão 7 cordas entre 2010 e 2015 com o Professor Alexandre Bauab Junior, ambos pelo Conservatório Carlos Campos em Tatuí-SP. Estudou no cursou de Bacharelado em Violão Popular pela faculdade UNICAMP de Campinas/SP durante o ano de 2016, tendo como professor o violonista Ulisses Rocha. Participou de diversos Master Classes junto a artistas conceituados no campo da música instrumental, tais como Fabio Zanon, Marco Pereira,

Helmut Oesterreich (ALE), Ulisses Rocha, Jorge Caballero (PERU), Toninho Carrasqueira, Grupo Época de Ouro, Edson Lopes, Geraldo Ribeiro, Fabio Leal, Nelson Faria, entre outros. 

Integra o “Projeto Choro da Casa” formado por músicos de Ribeirão Preto/SP e região, que pesquisam, compõem e divulgam o choro pelo interior paulista desde sua criação em 2012.O projeto, existente há mais de uma década, já promoveu grandes festivais de música brasileira, trazendo à cidade de Ribeirão Preto algumas das maiores referências nacionais do estilo choro, tais como Hamilton de Hollanda, Zé da Velha e Silvério Pontes, Laércio de Freitas, Maurício Carrilho, Izaias Bueno, Toninho Carrasqueira, Alessandro Penezzi, Pedro Amorim, Heraldo do Monte, Benjamim Taubkin, Toco Preto, Conjunto Época de Ouro, João Camareiro, Gian Correa, Regional Imperial, Luis Barcelos, Nailor Proveta, entre outros. 

É integrante fundador do grupo Ginga Ligeira, que desenvolve um trabalho autoral de música instrumental de variados ritmos como choro, valsa, frevo, samba, entre outros. Contemplado em 2017 com o edital 21/2017 do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Estado de São Paulo, Alan Silva realizou no ano de 2018 a gravação de seu primeiro disco de Choro intitulado “Vamo que Vamo” ao lado de seu Grupo Ginga Ligeira e outros músicos convidados. O disco conta ainda com a participação do músico Alessandro Penezzi em duas faixas. Criador do Show “O Bandolim Centenário de Jacob” que homenageia o músico e compositor Jacob do Bandolim. Com este show, Alan Silva circulou pelas unidades do SESC das cidades de Bauru/SP, Birigui/SP, Araçatuba/SP e Campinas/SP e teve a oportunidade de trabalhar ao lado do bandolinista Agnaldo Luz e também ao lado de seu grande ídolo e ícone da música brasileira, Luizinho 7 Cordas. 

Este evento faz parte de

Femucic

O FEMUCIC – FESTIVAL DE MÚSICA CIDADE CANÇÃO, a maior mostra de música do Sesc Paraná. A mostra, em seu 44º ano de realização, cria oportunidades de formação e apresentação para músicos e compositores de todo Brasil, bem como promove o acesso à apreciação musical pelo público da cidade de Maringá e região. O FEMUCIC […]