O Duo Varandas é formado pelos experientes músicos Vini Moraes e Lu Pasinato, com o enfoque na Viola Caipira e sua sonoridade singular, apresentando um repertório de clássicos do gênero, além de composições autorais. O Duo Varandas oferece uma experiência musical única, em que a tradição da música caipira e regional se mistura com novos arranjos e composições originais, tudo com o intuito de proporcionar diversão ao público e ao mesmo tempo enriquecer e preservar esse patrimônio cultural tão valioso. Com um trabalho riquíssimo e de extremo bom gosto, o Duo Varandas é uma representação vívida do amor e da dedicação à música caipira e regional. A colaboração entre esses dois talentosos músicos é um tributo à tradição musical brasileira e um lembrete do poder duradouro da Viola Caipira como um instrumento capaz de conectar gerações por meio da sua sonoridade atemporal.
Vini Moraes (Diamante) – Músico violeiro, cantor e compositor paranaense, natural da cidade de Rio Branco do Sul – PR. Guitarrista anos 90, contrabaixista de bandas de pop, rock e bailes nos anos 2000. De 2007 em diante, passou a se dedicar à viola caipira, fundando a dupla de música regional “Diamante & Montenegro” onde atuou até 2015. Seguiu carreira solo, fazendo shows com seu trio, quarteto ou banda em bares, casas de shows e diferentes tipos de eventos e regiões. Atualmente, paralelo ao trabalho solo, integra o projeto de música regional DUO VARANDAS, junto ao violeiro Luciano Pasinato. Ao longo dos 15 anos dedicados à viola caipira, Vini Moraes ou Diamante Violeiro, realizou apresentações em programas de TV, em diferentes emissoras como: Rede Globo, SBT, Evangelizar, Record, TV Cultura, entre outras. No fim de 2019, lançou o primeiro trabalho autoral, música e clip intitulada: “Quando a estrada me chamar”, obra com elementos do folk e bluegrass, disponível no Youtube e nas plataformas de streaming. Nos shows o repertório não obedece a rótulos, mas é essencialmente voltado à viola em suas diferentes afinações, juntamente ao violão de 12 cordas. Nas apresentações podemos ouvir clássicos da música popular, regional ou caipira como: Tião Carreiro e Pardinho, Almir Sater, Renato Teixeira, artistas da região dos pinheirais como: João Lopes e Blindagem, seguindo pelo folk e word music de Pink Floyd, Beatles a instrumentais de Johan Sebastian Bach.
Lu Pasinato – Dedicado à viola caipira, guitarra e violão desde 1989, Lu Pasinato traz na bagagem musical a experiência das bandas de baile aos grandes palcos do Brasil e exterior, em diversas formações. Apresentou-se e gravou com grandes músicos como: Hermeto Pascoal, João Pedro Teixeira, Márcio Bahia, Cacao de Queiróz (Paris – FRA), Ricardo Feijão (Paris – FRA), Carlos Malta, entre outros. Abriu shows de: Almir Sater, Ivan Lins, Toquinho, Ney Matogrosso, Kleyton e Kledyr, Moraes Moreira, Johny Alf, entre outros. Com 2 CDs autorais gravados: “MUDERNAGE” (2008) e “ALDEIA” (2014), apresenta composições instrumentais para Viola Caipira.