O novo show “Mulheragem à Vanguarda” é um resgate das raízes que influenciaram o início da banda, com destaque para a produção e participação das mulheres compositoras e artistas que foram determinantes para a Vanguarda Paulista.
Na seleção do repertório, a banda destacou as composições que mais se aproximam de sua pesquisa autoral e que influenciaram diretamente em suas criações. Com isso, o show é composto por músicas compostas por Alice Ruiz, Alzira Espíndola, Ná Ozzetti e Banda Isca de Polícia, mas também de artistas mais contemporâneas influenciadas pela vanguarda, como Anelis Assumpção, Iara Rennó e Tulipa Ruiz. Além dessas compositoras, a banda trará algumas de suas músicas autorais que representam essa aproximação com suas referências originais da Vanguarda Paulista.
A banda Abacate Contemporâneo completa 8 anos de trajetória com uma musicalidade fortemente influenciada pela Vanguarda Paulista, com uma mistura de tropicália e música latino-americana, o que confere originalidade e identidade próprias para suas músicas. Em 2017 lançou o EP Abacate Contemporâneo, com canções que falam sobre amor, desavenças amorosas, críticas sociais e políticas, com ironia e irreverência. Ao longo desses anos, já se apresentou em palcos de festivais como Demo Sul (PR – 2016), Psicodália (SC – 2018), Festival de Inverno de são João Del Rey (MG – 2020), na Quinta Cultural do BNDES (RJ – 2019), além de participar de Feiras de Música, como o showcase na Feira Internacional de Música do Sul (PR – 2022).