O Charme Chulo deu os primeiros passos na capital paranaense em 2003. Com o EP Você sabe muito bem onde estou (2004), ganhou projeção no cenário independente do estado. As fronteiras territoriais foram suspensas em 2007, quando a banda divulgou o álbum de estreia Charme Chulo, apresentado em festivais por todo país.
Em 2009, já considerado um dos principais nomes do novo panorama da música brasileira, e com um show dos mais contagiantes (liderado pelo performático vocalista Igor Filus), o quarteto gravou Nova onda caipira. O primeiro financiamento coletivo da trajetória do Charme Chulo ocorreu em 2014 e permitiu a gravação do LP duplo Crucificados pelo sistema bruto, que ganhou a simpatia da crítica.
O negócio é o seguinte foi lançado em 2021. O álbum demonstra que o tempo fez bem ao cultuado quarteto. Sem abandonar o legado musical que o consagrou na virada dos anos 2000 para a presente década, a banda explora novos territórios com os pés no chão. Pop eletrônico e tecnobrega, por exemplo, ocupam interessantes espaços em O negócio é o seguinte, ainda que a viola e acordeão mantenham o protagonismo.