Os escritores Bethânia Pires Amaro (PE) e Airton Souza (PA), ganhadores da edição 2023 do Prêmio Sesc de Literatura, estão circulando pelo país e chegam ao Paraná para participarem do Circuito de Vencedores, nas Unidades Sesc Cadeião Cultural, em Londrina, e Sesc Maringá.
Os autores irão se encontrar com leitores e participantes dos Clubes de Leitura para conversar sobre suas premiadas publicações.
A pernambucana radicada em São Paulo Bethânia Pires Amaro é advogada pública e trabalha na Secretaria Municipal de Educação do município de São Paulo. Escreve desde criança, mas na pandemia decidiu se dedicar à literatura cotidianamente, assim como a pesquisas sobre a maternidade. Sua coletânea de contos O Ninho disseca as relações familiares sob a ótica feminina e busca dessacralizar a casa como um lugar idílico e de segurança afetiva. As histórias vão se desenrolando para trazer à luz a disfuncionalidade do ‘lar’, em que o amor muitas vezes se mistura a dores e cicatrizes.
Airton Souza, autor de “Outro Outono de Carne Estranha”, nasceu e vive em Marabá (PA). É professor de história para crianças e adolescentes do Ensino Básico e mestre em Letras. Atualmente, ele faz doutorado em Comunicação, Cultura e Amazônia pela UFPA. O romance vencedor traz uma história que remonta os anos 1980, no final da ditadura, quando dois homens se encontram e se apaixonam em pleno garimpo de Serra Pelada. A violência, a paixão, o amor, a intervenção do Estado e a busca desenfreada pelo ouro se interconectam na mesma paisagem árida.
Sobre o Prêmio
Lançado pelo Sesc em 2003, o concurso identifica escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Mais do que oferecer uma oportunidade aos novos escritores, o Prêmio Sesc de Literatura cumpre um importante papel na área cultural, proporcionando uma renovação no panorama literário brasileiro.
Os vencedores da edição 2024, ano em que a categoria poesia estreia no prêmio, já foram anunciados. O romance Bololô: gaiola vazia, de autoria de Ricardo Mauricio Gonzaga (ES); o livro de contos A glória dos corpos menores, de Patricia Souza de Lima (SP), e o livro de poesias Contra a parede, de Antonio Veloso Maia (RJ). As obras foram selecionadas entre 2.731 inscritas, sendo 1.427 livros de poesia, 656 de contos e 648 romances. Outros quatro escritores receberam menção honrosa, duas na categoria romance, uma em conto e uma em poesia. A avaliação final ficou por conta de uma comissão especializada formada pelos escritores Luis Antonio Assis Brasil, Socorro Acioli, Cidinha da Silva, Veronica Stigger, Ana Martins Marques e Bruna Beber.