Nesta oficina, Tiago Nhandewa, que é liderança indígena, ativista, professor, escritor e antropólogo, apresentará novos conhecimentos a respeito das culturas e línguas indígenas, especialmente sobre a etnia Guarani-Nhandewa. O curso também permitirá que os conhecimentos deem base para futuros estudos na área da temática indígena.
Os Guarani-Nhandewa são parte de um grupo registrado por diversos antropólogos e pesquisadores e pertencem à família linguística Tupi-Guarani. São conhecidos por sua espiritualidade ancestral. As pesquisas têm mostrado que os Guarani explicam o mundo por meio das fundações cosmológicas que sustentam o modo de pensar e também a historicidade do seu povo.
O minicurso nos ajudará a conhecer alguns de seus aspectos culturais, a ter noção básica da língua, da escrita e literatura, além de desconstruir os estereótipos com relação aos povos indígenas. Serão abordados conteúdos importantes como a diversidade das línguas indígenas no Brasil; quem são e onde estão os grupos Guarani, como os Guarani-Nhandewa se organizam socialmente, culturalmente e muito mais!
Tiago Guarani-Nhandewa possui graduação em Magistério Superior Indígena para Educação Infantil e Ensino Fundamental pela Universidade de São Paulo (2008) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração (2015). Aluno egresso do curso Especialização em Antropologia da Universidade do Sagrado Coração (2017). Coordenador pedagógico indígena do Governo do Estado de São Paulo. Atualmente cursa Mestrado em Antropologia Social pelo Programa de Pós Graduação Antropologia Social (PPGAS) na USP. Em 2020, publicou o livro “Quando caçava tatu e outros bichos”. Em 2022, foi selecionado na Coletânea Sesc de Contos Infantis.