Responsável por produzir ruídos e efeitos sonoros de forma artesanal com intuito de sonorizar sequências após o fim das filmagens, o foley consiste em gravar sons de objetos do cotidiano para em seguida colá-los às imagens, fazendo com que pareçam verossímeis ou, em outras palavras, que aparentem pertencer às cenas. Através dele, derrubar sal no papel pode se tornar um barulho de chuva e fogueiras podem ser sonorizadas com o movimento de papel celofane, por exemplo.
A Oficina de Sonorização Cinematográfica irá abordar a teoria e prática da técnica do foley, e é direcionada aos interessados em produção audiovisual. Os participantes terão contato direto com os materiais de sonorização e, de forma dinâmica, irão descobrir a natureza coletiva da produção cinematográfica através do estímulo à criatividade e trabalho em grupo.
Os participantes irão manusear objetos a fim de produzir os sons pretendidos, usarão o gravador de celular para captá-los e editarão o material final no aplicativo de montagem gratuito chamado Capcut, disponível em dispositivos móveis iPhone e Android. A oficina visa estimular o desenvolvimento de uma cultura audiovisual e o surgimento da vocação e, dessa forma, demonstrar como o audiovisual existe dentro de uma cadeia extensa de processos e saberes, tudo de forma divertida e gratuita.