O trabalho vocal será conduzido para um despertar da voz cantada como meio de comunicação e expressão do cantor, sem esquecer das particularidades de cada um – levando em consideração sua própria vivência e referências estéticas. Dessa forma, as atividades dessa oficina pretendem levar o aluno a conhecer o seu aparelho vocal – fisiologia da voz, funcionamento da respiração e do apoio respiratório; conhecer os diferentes registros vocais (ressonâncias de peito, laringe e cabeça); projeção vocal (ativação do apoio); interpretação (estudo do texto da canção, dicção, pausas, e criação da imagem vocal e imagem interpretativa).
Principais conteúdos abordados: respiração diafragmática, apoio respiratório como reflexo corporal, afinação, registros vocais, aquecimentos vocais, dicção, projeção e expressão vocal a partir da criação de imagens interpretativas.
Atividades propostas
- Preparar o corpo para a atividade vocal com exercícios de relaxamento.
- Expor brevemente o que consiste a respiração diafragmática e localizar músculos participantes.
- Compreender como funciona o apoio diafragmático por meio de exercícios práticos de respiração que permitam ao aluno sentir a atividade na região abdominal.
- Vivenciar os tipos de registros vocais (voz de peito, voz de laringe e voz de cabeça).
- Preparar as vozes cantando uma música popular em uníssono.
- Construir com os oficineiros a interpretação de uma canção a partir de reflexões sobre a letra e seus afetos e a intenção de quem a canta, criando assim imagens sonoras.
Público-alvo: interessados por voz cantada
Limite de vagas: 20
Participação gratuita – Inscrições no SAC mediante Cartão Cliente Sesc