O Projeto Tekoha Mirim é uma iniciativa de oito famílias do Povo Guarani Mbya, oriundas da Terra Indígena de São Jerônimo. No dia 27 de abril de 2023, essas famílias tomaram posse da Terra Indígena Tekoha Mirim, localizada no Município de Sapopema-PR. A terra está devidamente demarcada e homologada conforme a lei constituída na promulgação no dia 5 de outubro de 1.988. É sabido que todo cidadão brasileiro tem direito humano à moradia, segurança alimentar e saneamento básico, no caso dos povos originários, seus direitos constitucionais incluem o direito ao território mediante a demarcação e homologação das terras, para a preservação de sua cultura.
O Povo Guarani Mbya tem o entendimento que através de intercâmbios culturais, a sua luta ganha mais visibilidade e que é possível proporcionar ao público (não indígena) da região; uma compreensão mais justa a respeito de sua cultura, e escolhe a 42ª Semana Literária Sesc e Feira do Livro para realizar a segunda edição de seu projeto em Apucarana/Apó-caarã-anã. Segundo o vice Cacique Marcelo Vargas Werá, a proposta do projeto Tekoha Mirim tem por objetivo maior divulgar o trabalho de preservação ambiental desenvolvido na Comunidade Guarani Mbya através de sua arte, suas danças, músicas, artesanatos e crenças.
A ação compõe a programação da 42ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, que tem como tema central “Ler para mudar histórias”. A participação é gratuita e livre para todas as idades. Recomenda-se chegar ao local com antecedência. Para turmas escolares, deve ser feito agendamento na Unidade Sesc.