Para celebrar os 80 anos que Paulo Leminski – um dos mais importantes escritores e poetas brasileiros – completaria em agosto deste ano, incluímos na programação um encontro entre os poetas e pesquisadores Ademir Assunção, Jr. Bellé e Rodrigo Garcia Lopes.
Este encontro promete reforçar a importância da obra de Leminski não apenas para nosso estado, mas também para a literatura brasileira. Além de compartilharem boas histórias sobre a passagem de Leminski pelo Paraná, teremos a contribuição de grandes pesquisadores e conhecedores de sua produção poética.
A ação compõe a programação da 43ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro e a participação é gratuita e livre para todas as idades.
Ademir Assunção é jornalista, poeta e letrista de música brasileira. Autor de livros de poesia, ficção e jornalismo, venceu o Prêmio Jabuti 2013 com “A voz do ventríloquo” na categoria Melhor Livro de Poesia do ano. Poemas e contos de sua autoria foram traduzidos para o inglês, espanhol e alemão, e publicados em livros e revistas na Argentina, México, Peru e EUA. Foi curador da exposição “Leminski: 20 Anos em Outras Esferas” pelo Instituto Itaú Cultural, em 2009.
Jr. Bellé é doutorando em Estudos Literários (UFPR), mestre em Estudos Culturais (USP) e especialista em Jornalismo Literário (ABJL). É jornalista, pesquisador e programador de literatura do Sesc Av. Paulista. Tem quatro livros publicados: “Trato de levante”, cuja obra foi adaptada para o cinema; “amorte chama semhora”; “Mesmo sem saber pra onde”, que recebeu o Prêmio Variações de Literatura e teve menção honrosa no Prêmio Casa de Las Américas; e Retorno ao ventre, obra mais recente lançada pelo autor e publicada pela editora Elefante, que venceu o Prêmio Cidade de Belo Horizonte na categoria Poesia, em 2023. Filho de Dona Bete e seu Valcir, nasceu em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, uma terra indígena ancestral.
Rodrigo Garcia Lopes é jornalista, poeta, compositor, romancista e tradutor. Tem 15 livros publicados entre de entrevistas, traduções, poesia e romances, além de dois CDs. Em 2019, sua obra “Roteiro Literário – Paulo Leminski” foi vencedor do Prêmio Literário da Biblioteca Nacional na categoria Ensaio Literário. Lopes também foi finalista do prêmio Jabuti na categoria melhor livro de poemas e melhor tradução.