Sinopse
O “Meu Filho Tem Autismo e Agora?” aborda questões comuns a crianças que estão dentro do espectro autista. Tratando temas como fala, socialização, rigidez comportamental e comportamentos impróprios a partir de uma linguagem simples e muitos exemplos práticos. Compartilho tudo aquilo que realizamos para ajudar Miguel a desenvolver seu máximo potencial, inclusive ideias e mediações, sugeridas pelos terapeutas as quais tínhamos que repetir em casa com ele. A primeira parte livro trata sobre como nossa família lidou com o laudo de autismo recebido por nosso filho aos 2 anos e 8 meses de vida, além da importância da aceitação do tratamento. Na sequência explico em detalhes as ações realizadas para que Miguel deixasse de usar fraldas, abordando questões de saúde, alimentares e comportamentais que podem influenciar na hora do desfralde.
Também trato das inúmeras aprendizagens que tive nestes últimos cinco anos sobre o transtorno do espectro autista por meio de incontáveis leituras e cursos. É encontrada na obra explicação sobre o que é o autismo e suas causas. Deixando claro que o nível 1, 2, 3 relacionados ao espectro autista tem sim a ver com a autonomia e necessidade de apoio de cada criança e que com terapias e medicamento é possível mudar da classificação 3 para a 1. Abordo as características e comportamentos comuns de crianças que são autistas, deixando evidente o que é o método ABA e sua importância. Falo em capítulo individual sobre a psicomotricidade e porque é tão essencial que a criança seja estimulada a desenvolvê-la, haja vista que os avanços motores irão desencadear evolução na fala, concentração, entre outras áreas cerebrais Contudo, fez-se indispensável uma seção sobre aprendizagem por imitação qual acontece a partir da interação com os pares, sendo reforçada a importância do ambiente escolar.
A obra “Meu Filho tem Autismo e a Agora?” consegue deixar claro para os pais porque é tão importante “agir agora” oportunizando tratamento e estimulando na fase em que a criança tem mais facilidade para aprender algo (faixa do zero aos seis anos, conhecida como janela de oportunidade) antes que esse período passe. Estão presentes ainda dicas práticas para os pais estimularem seus filhos de forma simples e prática todos os dias.
Sobre a autora
Diana Ribeiro da Silva tem 43 anos, natural de Campinas -SP, porém mora em Curitiba há 35 anos. Casada e professora de Educação Infantil há 22 anos. Como profissional da Educação, tem contato diário com várias crianças autistas no centro Municipal de Educação Infantil em que trabalha, o que proporcionou a prática e experiência sobre o tema.