Relações raciais em contexto intergeracional: Vivências e resistências na ecologia da educação infantil, desvenda um caminho profundo, onde o racismo se entrelaça e enlaça nossos corpos e mentes. No livro, emerge a voz das crianças e de suas famílias a partir da análise realizada pela pesquisadora e professora de educação infantil, apoiada nas concepções do Modelo Bioecológico de Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner (1917-2005), cotejada à discussão acerca do racismo estrutural.
A escrita revela o olhar de quem vive, sente e reproduz as micro violências cotidianas do racismo. Das práticas cruéis de discriminação, que se manifestam nas salas de aula, investiga-se o impacto sombrio do racismo estrutural, o qual se infiltra no desenvolvimento infantil, deixando marcas invisíveis, porém profundas.
Sobre a autora:
A escritora paranaense Ângela Silva é doutoranda em Educação PPEdu-Universidade Estadual de Londrina – UEL (Linha 3). Mestra em Educação – UEL. Professora da Rede Municipal de Londrina. Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá, possui pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos, pós-graduação em Educação Infantil e Séries Iniciais. É mãe, professora e ativista social. Possui poemas e contos publicados em antologias: “Escrituras Negras III: As pretas também amam” com o poema “O que é o amor?; O som da Chuva pela editora E.T.L com o poema Que tempo é esse; Participação da Antologia Histórias de Paixão para não dormir, com o conto: Um encontro para recordar, e a poesia: A explosão da flor, pela editora Contos Livres. Livro Faces/fases refeitas pela Caravana.