Convidamos para o lançamento do livro “A poesia de Carolina Maria de Jesus: um estudo de seu projeto estético, de suas temáticas e de sua natureza quilombola”, de Amanda Crispim.
Quando Carolina Maria de Jesus entendeu que era poeta, tudo mudou em sua trajetória. E quando Amanda Crispim olhou para os poemas de Carolina Maria, tudo mudou no universo dos estudos que se debruçam sobre a escrita caroliniana.
Partindo da leitura atenta aos versos manuscritos, aqui lidos como versos quilombolas, a autora apresenta não apenas análises fecundas e generosas, mas celebra Carolina, retirando-a da solidão e inserindo-a numa tradição para além dos cânones.
Venha conhecer a obra e bater um papo com a autora e pesquisadora.
____________
Amanda Crispim é professora, formada em Letras pela UEL. No Mestrado, estudou as obras de Carolina de Jesus e de Conceição Evaristo, dois expoentes da literatura negra feminina brasileira. E no Doutorado pesquisou poemas manuscritos de Carolina de Jesus. Integra o conselho editorial que supervisiona a produção de uma série da obra de Carolina Maria de Jesus, a ser publicada pela editora Companhia das Letras. O conselho é composto ainda por Vera Eunice de Jesus, filha de Carolina; pela escritora Conceição Evaristo; e por outras pesquisadoras da obra de Carolina.