Objetivos
- Trabalhar noções de cálculo mental e raciocínio lógico;
- Treinar as quatro operações fundamentais da matemática;
- Estimular a coordenação motora e criatividade.
Desenvolvimento
O jogo ASMD (adição, subtração, multiplicação e divisão) é um importante jogo matemático baseado no raciocínio lógico e estudo das 4 operações fundamentais da matemática. Nesta oficina os alunos confeccionarão o tabuleiro ASMD e 3 dados. Para a confecção tanto do tabuleiro como os dados será utilizado material reciclável, como papelão e rolinhos de papel higiênico. No momento da confecção a orientadora atentará para a importância do uso correto da régua, o que influencia diretamente na qualidade dos dados além de explicar a ordem correta de preenchimento de um dado oficial (faces opostas somando sempre 7).
Após confeccionar o jogo (tabuleiro e dados) iremos elaborar um pequeno manual de instruções com as regras do jogo. Jogaremos o jogo de forma coletiva entre os participantes. Para isso, a orientadora projetará sua tela com uma tabela de números de 1 a 10 e usaremos o lançamento de dados online para facilitar a visualização de todos os participantes. O jogo consiste em jogar os dados e com os resultados formar os números do tabuleiro (1 a 10) utilizando as operações que julgar necessário, por exemplo, se o número a ser formado é o número 2 e os dados nos deram 1, 3 e 6, quais jogadas podemos fazer? Podemos usar a subtração 6-3-1 = 2 ou ainda, 6/3 = 2 e 2×1=2. O importante é usar cada número do dado uma única vez. Assim o participante vai avançando de casa. Importante salientar que se o participante não souber ou não conseguir formar o número da rodada, deve permanecer na mesma casa até a próxima rodada. A cada rodada um novo número deve ser formado até chegarmos ao 10. É declarado vencedor o jogador que atingir a casa 10 antes dos demais.
Além de jogarmos de forma coletiva, os alunos poderão jogar após a oficina com a família e amigos. O jogo é um importante estímulo para o uso das quatro operações de forma ágil e dinâmica além de evidenciar o cálculo mental. Para representar os piões do jogo poderemos usar tampinhas de garrafas decoradas da forma como preferirem os participantes da oficina.
Materiais
- Lápis, canetinha, lápis de cor, tesoura, régua, papelão (aprox. 30 cm x 40 cm), 3 rolinhos de papel higiênico, borracha e tampinhas de garrafa.