O Grupo Paiol apresenta o experimento cênico inspirado na obra de Carolina Maria de Jesus , o clássico “O Quarto do Despejo“. A pesquisa do projeto foi realizada após a discussão do livro “O quarto de despejo: diário de uma favelada”, escrito por Carolina Maria de Jesus e lançado na década de 1960. A escritora narra em seu livro o seu dia a dia, o de sua família, profissão e também de sua comunidade, sugerindo que a favela seria o “quarto de despejo” da cidade.
O Grupo Paiol realizou laboratórios e experimentos com a temática “memórias”. O contato com o livro soou como um convite à produção de seus relatos pessoais e coletivos, e fortaleceu ainda mais o desejo de trabalhar sobre suas memórias. Ao invés de lançarem seus livros, como Carolina Maria de Jesus, eles estavam decididos a teatralizar, performar suas histórias. E foi assim, que a sala de ensaio funcionou como um laboratório de (re)criar memórias. Dentre todos os materiais produzidos, o grupo selecionou sete temáticas que surgiram em suas reminiscências e que foram representadas através das cenas e coreografias criadas coletivamente, Fábrica de Corpos, Produção da Marginalização Social, Fome e Miséria, Infância e Prisão Escolar, Feminicídio, Lgbtfobia e Amores Proibidos.
A ação compõe a programação da 42ª Semana Literária Sesc – Feira do Livro, que tem como tema central “Ler para mudar histórias”. A participação é gratuita.