Em “Bartira, a borboleta distraída” o público é convidado a acompanhar sua trajetória pelo noturno, algo inesperado para Bartira, um universo de sombras e sussurros que contrasta com o colorido e ensolarado mundo ao qual está acostumada. Bartira se depara com um habitante peculiar dessa escuridão: um morcego. O encontro, inicialmente carregado de receio pela diferença entre o solar e o noturno, logo se transforma em uma oportunidade de descobrir que a curiosidade pode ser mais forte que o medo. Juntos, eles explorarão as maravilhas da noite sob uma nova perspectiva, aprendendo que o que é diferente nem sempre é assustador.
Ciliane Vendruscolo é atriz, contadora de histórias, mediadora cultural e dubladora. Natural de Concórdia (SC), iniciou no teatro aos 10 anos e atua profissionalmente desde 2002. Reside em Curitiba e integra a Cia Senhas de Teatro desde 2012. É idealizadora e atriz dos solos A CASA e Aqui é Minha Casa. Desenvolve projetos de mediação de leitura e incentivo à formação de leitores. Também atua como curadora, oficineira e formadora de contadores de histórias.
Nando Porto é músico, fotógrafo e criador audiovisual, atuando desde 1998. Estudou guitarra, técnica vocal, harmonia e formou-se como técnico de som e fotógrafo. Trabalha entre Curitiba e São Paulo, criando trilhas sonoras, registros audiovisuais e projetos autorais. Assina sonoplastias e registros de espetáculos e festivais. Foi vocalista da banda Maria Das Quanta e lançou o CD Quase Seis (2007). Em 2025, realizou registros para o Teatro Guaíra e Orquestra Cordas do Iguaçu.