A conferência pretende destacar caminhos de vitalização e produção de conexão e presença para habitar a vida.
A ação compõe a programação da 42ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, que tem como tema central “Ler para mudar histórias”. A participação é gratuita e livre para todas as idades. Recomenda-se chegar ao local com antecedência.
Com professores e pesquisadores universitários:
Michelle Bocchi Gonçalves é líder do Labelit – Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades (UFPR/CNPq). Professora do PPGE/UFPR – Linha LiCorEs, pesquisando temas relacionados às áreas de discurso e educação performativa.
Cristiane Wosniak é pesquisadora do Labelit – Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades (UFPR/CNPq). Professora do PPGE/UFPR – Linha LiCorEs e do PPGCineAV da Unespar.
Marynelma Camargo Garanhani é professora do curso de Educação Física e do PPGE/UFPR – Linha LiCorEs. Coordena o Grupo de Pesquisa EDUCAMOVIMENTO-NEPIE/UFPR. Formadora de professores, realiza estudos e pesquisas com crianças.
Glaucio H. M. Moro é pesquisador do Labelit – Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades (UFPR/CNPq). Professor do curso de Cinema e Audiovisual da PUC/PR.
Deise Picanço é pesquisadora do Labelit – Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades (UFPR/CNPq). Atualmente é docente do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas (PPGLEN/UFRJ) e do PPGE/UFPR – Linha LiCorEs.
Cláudia Garcia Cavalcante é pesquisadora do Labelit – Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades (UFPR/CNPq). Professora do Curso de Licenciatura em Linguagem e Comunicação (UFPR).
Heloise Baurich Vidor pesquisadora do Labelit – Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades (UFPR/CNPq). Professora da Udesc, atuando no curso de Licenciatura em Teatro e no PPGEAC.
Rafael Ginane Bezerra é pesquisador do Labelit – Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades (UFPR/CNPq). Professor do PPGE: TPEn/UFPR. Dedica-se à escrita literária e coordena a Oficina de leitura e escrita de próprio punho.
Bruno Tucunduva é pesquisador do Labelit – Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades (UFPR/CNPq). Professor do curso de Educação Física da UFPR. Coordenador do Cirthesis – Escola e Centro de Pesquisas e Treinamento em Circo, da UFPR.
Vicente Concilio é pesquisador do Labelit – Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades (UFPR/CNPq). Professor na graduação e pós-graduação em Artes Cênicas na Udesc – Universidade do Estado de Santa Catarina, desenvolvendo pesquisa e extensão em Pedagogia das Artes Cênicas.
Robson Rosseto é pesquisador do Labelit – Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades (UFPR/CNPq). Ator, diretor teatral e docente do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) e do Curso de Licenciatura em Teatro da UNESPAR.
Cláudia Madruga Cunha é pesquisadora do Labelit – Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades (UFPR/CNPq). Professora do Departamento de Artes e do PPGE/UFPR – Linha LiCorEs. Coordena o grupo Rizoma: Laboratório de Pesquisa em Filosofia da Diferença e Arte e Educação.
Ricardo João Sonoda-Nunes é pesquisador do Labelit – Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades (UFPR/CNPq). Professor do curso de Educação Física da UFPR e do PPGE/UFPR – Linha LiCorEs.
Adriana Teles é pesquisadora do Labelit – Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades (UFPR/CNPq). Professora da Secretaria Estadual do Paraná – Colégio Estadual do Paraná, onde atua na assessoria artística e pedagógica de Gestão e Produção Cultural e nos projetos do Dancep.
Leandro Siqueira Palcha é professor do PPGE/UFPR – Linha LiCorEs, PPGE: TPEn/UFPR e PPECM/UFPR, atuando na pesquisa em educação com foco nos seguintes temas: discurso, linguagem, metodologias de ensino e formação de professores.
Elisa Maria Dalla-Bonna é pesquisadora do Labelit – Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades (UFPR/CNPq). Professora do PPGE/UFPR – Linha LiCorEs, com pesquisa em letramento literário, leitura e escrita literária na educação infantil e anos iniciais do EFI, literatura infantil.
Carla Carvalho (mediadora) é professora da FURB, onde coordena o grupo de pesquisa Arte e Estética na Educação. Atua no PPGE/FURB – Linha Linguagens, Arte e Educação. Integra a Diálogos – rede internacional de pesquisa.