A professora e pesquisadora Lucélia Canassa trará para o debate pesquisas recentes nos campos da literatura, que apresentam novos olhares não só para o questionamento do que é padrão e hegemônico, mas também para outras possibilidades de representação do ser homem nos textos literários.
A partir de um conjunto de atributos morais de comportamento, percebemos que questionar o masculino não só é possível, como necessário. Qual o significado de ser homem? O que faz o homem ser homem? Como é ensinado aos meninos cumprir esse papel de homem?
A intenção é dividir o debate em três momentos: o surgimento e as relevâncias dos estudos das masculinidades; possíveis caminhos desses estudos em relação à Literatura; os estudos das masculinidades e as relações entre pais e filhos, trazendo como objeto literário os contos de Luiz Vilela.
Lucélia Canassa tem formação em Letras, com mestrado também na área de letras, pela Universidade Estadual de Londrina. Em sua pesquisa, defendeu a dissertação “Pais e filhos em contos de Luiz Vilela: as representações das masculinidades”, e, a partir disso, iniciou um processo constante de atuação em grupos de pesquisa, publicações acadêmicas e estudos das masculinidades na Literatura. Seus trabalhos foram publicados em diversas revistas acadêmicas, e teve um deles premiado pela Rede Internacional de Estudos sobre Masculinidades (RIEMASC).