“Minha vó via dentro dos meus olhos todas essas perguntas que confundiam a existência dos meus dias. Então ela se sentava e me contava histórias. Histórias que a mãe dela contou pra ela, que a vó dela contou pra mãe que contou pra ela, que a bisavó dela contou pra vó que contou pra mãe que contou pra ela. Histórias passadas de mãe para filha, para que a próxima não se esquecesse. Há quem prefira esquecer, mas nós não.”
PRET(A) – resquícios de uma mulher só é um espetáculo de contação de histórias inspirado em cordéis do livro Heroínas negras em 15 cordéis, de Jarid Arraes.
Dandara, Mariana Criola, Zacimba. Três história que se cruzam. O que é verdade e o que é lenda não se sabe ao certo… Pouco se sabe de um passado que não se conta. Mas o presente é vivo e pulsa. Tão vivo quanto as canções que permeiam as cenas nos fazendo olhar para trás.
A ação compõe a programação da 42ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, que tem como tema central “Ler para mudar histórias”. A participação é gratuita.