Uma das vozes latentes da literatura contemporânea, Ana Paula Maia nos traz um reflexão intensa com o livro “De gados e homens”. Nesta obra, ela nos convida a acompanhar o personagem Edgar Wilson, um atordoador de animais, aquele profissional que minimiza ao máximo a dor dos bichos antes do abate. Embora trabalhe em um matadouro de animais, nosso protagonista não se coloca diante do lema da compaixão ou falta dela pois, para ele, realizar sua função é apenas uma forma de fazer com que o animal não sofra, já que Edgar Wilson acredita que este tenha alma, pois se vê nos bichos.
Uma trama envolvente, cuja questão de ser consumidor assíduo de carne não é a questão chave, e é justamente sobre esse ponto que iremos dialogar em nosso debate.
Sobre a autora: Ana Paula Maia nasceu no Rio de Janeiro e mora atualmente em Curitiba. É autora de diversos romances, entre eles “Carvão animal”, “De gados e homens”, “Assim na terra como embaixo da terra” e “Enterre seus mortos”. Tem contos publicados em diversas antologias e foi duas vezes vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura. Como roteirista da TV Globo, foi responsável pela série Desalma.