De forma expositiva e dinâmica, o professor e pesquisador Mateus Fernando de Oliveira pretende abordar a história social do rap brasileiro e suas relações com a literatura a partir do disco “Sobrevivendo no Inferno” (1997), do grupo Racionais MC’s.
Dentre os principais tópicos que serão discutidos estão: Vozes em trânsito – poéticas orais e literatura; Poesia insurgente e masculinidades; Sobrevivendo no Inferno, um capítulo literário na trajetória de Racionais MC’s.
As representações literárias do disco do grupo de rap Racionais MC’s articularão o debate sobre coletividade, gênero e violência e, principalmente, sobre as masculinidades enquanto norteador do pensamento social emergido a partir da década de 1990, sobretudo nas periferias brasileiras. Assim, o encontro traz reflexões sobre a história social do Hip-hop e da literatura: poesia oral, batalhas de rima, rap, poesia slam e outras figurações do cenário musical e literário.
Os disparadores do debate têm como base a tese de doutorado defendida por Mateus no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina – UEL, intitulada “Sobrevivendo no Inferno: Intersecções entre vozes, literatura e masculinidades insurgentes a partir do livro-disco de Racionais MC’s”, em 2023, o que possibilita apresentar uma análise apurada das relações entre a literatura e a música na cultura popular brasileira desde o século XIX.
________
Mateus Fernando de Oliveira é professor de língua portuguesa, avaliador textual e pesquisador na área de Estudos Literários, com ênfase em construção e processos identitários. Graduado em Letras Português (Universidade Estadual do Norte do Paraná – Uenp), Mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina – UEL e Doutor em Letras pela mesma instituição, com a tese recém-defendida: Sobrevivendo no Inferno: Intersecções entre vozes, literatura e masculinidades insurgentes a partir do livro-disco de Racionais MC’s (2023). Participa de eventos, seminários e tem trabalhos publicados sobre suas pesquisas nas áreas de literatura, identidades e cultura.