O jornalista e escritor Renato Forin Jr. traz para este encontro o lançamento do livro OVO, obra que traz o texto dramático de sua peça com o mesmo nome e, também, reflexões sobre a dramaturgia contemporânea.
A dramaturgia da peça OVO apresenta uma escritura de influência lírica e psicanalítica, que aborda as relações familiares diante da morte, da passagem do tempo e do desaparecimento de quem se ama. Na obra, o autor evoca dois mitos gregos, Édipo e Electra, e entrelaça-os como irmãos consanguíneos que passam em revisão seus afetos e as relações parentais. O livro foi lançado em Belém no ano passado, contemplado em primeiro lugar nos Prêmios Literários da Fundação Cultural do Pará, e está sendo traduzido para o francês pelo projeto “Nova Dramaturgia Francesa e Brasileira”, com breve lançamento naquele país.
O evento contará com leitura dramática de trechos do livro e Renato, que é pesquisador de teatro e literatura, também debaterá com o público as linhas de força da dramaturgia contemporânea presentes no texto, como a fragmentação, o metateatro, a performatividade, a rapsódia, o intertexto com mitos, dentre outros temas (a partir de referências da teoria do drama como Peter Szondi e Jean-Pierre Sarrazac).
Uma conversa que poderá chegar ao público por meio das linguagens do teatro e da literatura, ampliando seu repertório cultural a partir das artes.
___________
Renato Forin Jr. é jornalista, escritor e professor de literatura. Nascido em Ibiporã (PR), titulou-se mestre e doutor em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Realizou doutorado sanduíche no Institut d’Études Théâtrales, da Université Sorbonne Nouvelle, Paris 3 (França). É licenciado em Letras e bacharel em Comunicação Social. Em 2016, publicou o livro-CD “Samba de uma noite de verão”, contemplado no 59º Prêmio Jabuti (2017) e no Prêmio Outras Palavras (2020). No ano de 2019, traduziu a peça “Homens que Caem”, da francesa Marion Aubert, pela Editora Cobogó, do Rio de Janeiro. A publicação integra o projeto “A Nova Dramaturgia Francesa e Brasileira”, que lançará na França, em 2023, a tradução de sua peça “OVO”. No Brasil, “OVO” recebeu primeiro lugar nos Prêmios Literários do Pará e foi publicada em Belém. Em dezembro de 2022, lançou a peça “Carne Viva”, a primeira no Brasil a tomar como referência a obra do escritor austro-húngaro Ödon von Horváth. Renato elaborou dramaturgias a convite de companhias longevas como Boca de Baco (“Olhos nos olhos”, que estreou em 2022) e Ballet de Londrina, grupo oficial da cidade (com “Travessia”, de 2019). É membro-fundador do Agon Teatro, grupo de pesquisa e produção em artes cênicas sediado no norte do Paraná. Assina a curadoria e coordenação de comunicação do Festival de Dança de Londrina, evento internacional com 20 anos e que trabalha na cena expandida, e também é curador do Bibliocircuito, evento multiartístico na Biblioteca Pública de Londrina.