O professor Manoel Bastos traz para este encontro o debate “Ainda estão rolando os dados: um tempo de incertezas”, que é uma iniciativa do CUBO – Laboratório de Pesquisas do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina.
O ciclo de atividades busca discutir transformações sociais e tecnológicas que têm assombrado o mundo contemporâneo, suas implicações, problemas, limites e possibilidades. Também discutir como o mundo passou por severas transformações desde os anos 1970, culminando agora numa época em que cultura e comunicação se mostram como elementos centrais das dinâmicas econômicas e sociais. Para além de uma paralisia diante das transformações, propõe reconhecer que os processos ainda estão em curso e nós somos seus agentes.
A partir de um arcabouço conceitual sólido, vamos discutir, em linguagem acessível, temas específicos ligados a essas transformações, relacionando-os com problemas e questões do cotidiano. Uma conversa que poderá chegar ao público e levá-lo a refletir sobre como as plataformas digitais têm promovido as mais recentes alterações na vida das pessoas, tanto nas formas de entendermos como nas de atuarmos no mundo.
____________
Manoel Dourado Bastos é formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Em 2022, ingressou no mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea na mesma instituição, concluindo-o em 2004. No ano seguinte, foi aprovado no doutorado em História na Universidade Estadual Paulista (Unesp), no campus de Assis, finalizando-o em 2009. Completou em 2010 um estágio pós-doutoral em História Social do Trabalho na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Passou a fazer parte do corpo docente do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina em 2012, onde é professor associado e membro permanente do Programa de Pós-Graduação e Comunicação (PPGCOM-UEL). Está concluindo novo estágio pós-doutoral, na UnB, sobre as implicações epistemológicas da Economia Política da Comunicação. Coordena o Laboratório Cubo na UEL, com a participação de docentes e estudantes.
O edital do Café com quê? edição 2024 está aberto para inscrições. Para saber mais clique aqui.