A proposta desse “Café com Performance” é trazer para os artistas, professores, intelectuais, promotores da leitura, contadores de histórias de Londrina e região uma discussão acerca da performance do contador de histórias urbano.
Mais do que intérprete de um texto narrativo, o contador é também uma autoridade sobre o que está contando. Seu repertório é resultado de uma experiência individual com a literatura, com o seu universo mais íntimo de significações, com sua história de amor com a linguagem; ele traz para a voz a palavra autoral por meio de um processo de apropriação que faz seu texto se transformar em oralidade via performance. O exercício da arte de contar histórias é processual, contínuo e exige do contador de histórias relativo tempo de amadurecimento. É preciso que ele conviva com suas histórias, contando-as e recontando-as para, na medida do possível, aprimorar as técnicas, construir uma linguagem própria e, especialmente, criar uma poética que resultará em sua performance.
___________
Cleber Fabiano da Silva é Doutor e mestre em Educação. Graduado em Letras. Diretor da Fatum Educação e Editora. Professor nos cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Letras e Pedagogia. Ministra cursos, palestras e consultorias em várias cidades do Brasil. Escritor de livros teóricos sobre crítica da Literatura Infantil. Teve sua obra selecionada para o acervo FNLIJ (Brasil-2014) e sociedade Irmãos Grimm (Alemanha-2019) na categoria teoria literária. Presidente da Academia Brasileira de Contadores de Histórias – ABCH. Ganhador do Prêmio Baobá (2021) por fortalecer a arte da narração oral no Brasil. Participou de seminários e congressos internacionais nas áreas de literatura infantil e contação de histórias em Cuba, Portugal, Itália, Colômbia, Argentina, Nicarágua, Panamá, Venezuela, Chile, Bolívia, Alemanha, Irã e México.