Objetivos
- Desenvolver a imaginação;
- Ativar conhecimentos prévios;
- Estimular a memória.
Desenvolvimento
Minha tia foi à Espanha
Para esta atividade será determinada uma ordem de participantes para realizar a atividade. O primeiro começa “Minha tia foi à Espanha e trouxe um abacate” (ou qualquer objeto que inicie com a letra a). O próximo objeto a ser citado deve começar com a letra seguinte no alfabeto, da letra inicial do objeto anterior: “Minha tia foi à Espanha e trouxe um abacate e uma bacia” (ou seja, repete o que o primeiro disse e acrescenta seu próprio objeto, obedecendo a ordem alfabética). E assim sucessivamente. Quem errar sai do jogo, assim o último que conseguir lembrar a ordem completa de objetos é o vencedor.
Qual é o personagem?
A orientadora pega uma carta que contém um personagem, por exemplo, de desenho animado. Os alunos, cada um na sua vez, farão uma pergunta para tentar identificar qual é o personagem, sendo que a orientadora só poderá responder as perguntas com SIM ou NÃO. Após cada resposta, o participante da vez poderá dar um palpite.
A brincadeira termina quando o personagem for revelado, e recomeça com um novo desafio.
Materiais
- Celular ou computador com acesso à internet.