Sesc PR
Paraná
Semana Literária
Semana Literária

Bate-papo “Territórios da escrita” com Cristovao Tezza e Noemi Jaffe e Coletivo Leia Mulheres Cascavel

Mediação: Juliana Matos e Regina Krauss

l
Gratuito

Cristovão Tezza nasceu em Lages, Santa Catarina, em 1952, mas mudou-se para Curitiba ainda na infância. É autor de mais de 20 obras de ficção, e um dos mais prolíficos, premiados e traduzidos autores brasileiros de sua geração. Entre seus principais romances estão Trapo (1988), que o lançou nacionalmente, O filho eterno (2007), O professor (2014), A tirania do amor (2018) e A tensão superficial do tempo (2020). Vários contos avulsos, mais tarde publicados na coletânea Beatriz (2011), criaram a personagem que reaparecerá nos romances Um erro emocional (2010), A tradutora (2016) e Beatriz e o poeta (2022). Na área de não ficção, publicou duas antologias de crônicas: Um operário em férias (2013) e A máquina de caminhar ( 2016), sua autobiografia literária O espírito da prosa (2012), o livro de poemas Eu, prosador, me confesso (edição limitada, 2017) e a coletânea de ensaios Literatura à margem (2018). Na área acadêmica, publicou Entre a prosa e a poesia – Baktin e o formalismo russo (2002) e a coletânea Leituras – Resenhas & ensaios (2014).

Noemi Jaffe é escritora, professora de literatura e de escrita e crítica literária. Doutorou- se em Literatura Brasileira pela USP. Publicou “O que os cegos estão sonhando” (Ed. 34-2012), “A verdadeira história do alfabeto” (Companhia das Letras – 2012), vencedor do Prêmio Brasília de Literatura em 2014, “Irisz: as orquídeas”(Companhia das Letras – 2015), “Não está mais aqui quem falou”(Companhia das Letras – 2017), “O que ela sussurra”, “Lili: Novela de um luto” (Companhia das Letras – 2021), “Escrita em movimento: sete princípios do fazer literário” (Companhia das Letras – 2023), entre outros. Desde 2016, mantém o Centro Cultural Literário Escrevedeira, em parceria com Luciana Gerbovic e João Bandeira.

Há seis anos o Leia Mulheres Cascavel fomenta a leitura e discussão de obras escritas por mulheres e tem a mediação e curadoria de Juliana Matos e Regina Krauss. Os encontros são mensais e promovem um espaço democrático e não acadêmico de debate, sempre levando em conta a maior representatividade e diversidade possível em relação à nacionalidade das autoras, gênero literário, etnias, orientação sexual e acesso aos meios de publicação, valor acessível dos livros e, claro, autoria feminina.

Regina Krauss é jornalista e mestre em Comunicação pela UEL/PR.

Juliana Matos é cientista social e mestranda em Educação.

Neste bate-papo, os escritores irão abordar o tema “Territórios da escrita”, com mediação e participação do Coletivo Leia Mulheres Cascavel, numa conversa com o público sobre as possibilidades que a escrita oferece, além de trazer um pouco sobre suas carreiras na literatura.

Eventos

Este evento faz parte de