Como as lembranças e as narrativas fragmentadas, tão presentes nas obras dos autores, podem dar voz a histórias diversas e questionar as estruturas de poder sem se afastar da delicadeza e da sensibilidade da linguagem literária.
____
Jeferson Tenório nasceu no Rio de Janeiro, em 1977. Radicado em Porto Alegre, é graduado em Letras e Mestre em Literaturas Luso-africanas pela UFRGS. Publicou os livros “O beijo na parede” (2013); “Estela sem Deus” (2018), finalista do Prêmio Minuano; também o livro “O avesso da pele” (2020), ganhador do Prêmio Jabuti e finalista do Prêmio Oceanos, além do recente “De onde eles vêm” (2024). As obras de Tenório trazem debates contemporâneos como as vivências negras e, sobretudo, o cenário da educação brasileira, seja com personagens que são professores em reflexão sobre suas experiências, seja sobre a questão das cotas e o analfabetismo no Brasil. São obras que tocam na história sobre preconceito e luta, exclusão e sonho.
Miguel Sanches Neto é formado em Letras pela Fafiman (1984-1986), especializou-se em Literatura, cursando mestrado e doutorado. É professor-associado de literatura brasileira na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Possui mais de 40 obras publicas entre artigos, ensaios, poemas, contos e romances, além de livros sobre autores nacionais como Manoel de Barros, Dalton Trevisan e Cecília Meireles.