Reflorestamento do imaginário: abordará o tema das monoculturas do pensamento e seus efeitos, sobretudo na dimensão dos binarismos humano/animal e natureza/cultura. Monocultura, para Ailton Krenak, é a imposição monolítica de apenas um mundo contra todas as demais formas de existências. Antagônica à floresta, que é caracterizada pela diversidade, a monocultura busca impor um único caminho que normatize e homogeneíze a singularidade e diversidade de cada ser.
Sobre a escritora:
Geni Núñez é ativista indígena Guarani, escritora e psicóloga. Possui doutorado no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC) e mestrado em Psicologia Social. Atualmente cursa Pós-doutorado no Instituto de Estudos Avançados da USP. É membro da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e da Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogos/as (Abipsi). É coassistente da Comissão Guarani Yvyrupa (CGY). É autora dos livros “Descolonizando afetos: experimentações sobre outras formas de amar” (2023) e “Felizes por enquanto” (2024) pela Editora Planeta.
A ação compõe a programação da 44ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, que tem como tema central “Cidades literárias”. A participação é gratuita.
Recomenda-se chegar ao local com antecedência.