Sesc PR
Paraná
Literatura
Literatura

Bate-papo: (Des)limites do corpo e da palavra, com Jarid Arraes

Mediação: Suely Leite

14
Gratuito

Nesta conversa com a professora e pesquisadora Suely Leite, a escritora Jarid Arraes compartilhará sua experiência como mulher escritora, as relações com o corpo e com a negritude feminina.

Inspirada pela busca de suas próprias raízes, Jarid decidiu usar a literatura de cordel para contar e recontar a vida de mulheres negras, o que deu origem ao seu primeiro livro “Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis”, em que traz a biografia de grandes mulheres negras que marcaram a história brasileira, como Antonieta de Barros, Carolina Maria de Jesus, Tereza de Benguela, Laudelina de Campos Melo, entre outras.

________________

Jarid Arraes nasceu em Juazeiro do Norte (CE) é cordelista, poeta e romancista. Publicou As Lendas de Dandara, em 2015, com ilustrações de Aline Valek. O livro nasceu da necessidade de resgatar a história de Dandara dos Palmares, contada como esposa de Zumbi dos Palmares, e tem a proposta de misturar lendas e fantasia com fatos históricos sobre a luta quilombola no período da escravidão no Brasil. Em 2017, lançou o livro Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis. Em 2018, lançou seu primeiro livro de poesia, Um buraco com meu nome, do qual foi também a responsável pelas ilustrações. Publicou ainda o livro de contos Redemoinho em dia quente (2019). Agora, a autora, que é vencedora dos prêmios APCA e Biblioteca Nacional, está lançando o romance Corpo Desfeito (2022), que traz uma história impactante sobre as consequências do abuso físico e psicológico de crianças.

Suely Leite é professora associada do Departamento de Letras da UEL com docência na área de Teoria da Literatura e Literatura Brasileira. É também docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras/UEL, além de membro do GT da ANPOLL “A mulher na Literatura”, dos grupos de pesquisa da Lafeb – Literatura de autoria feminina brasileira, pesquisando sobre o legado intelectual e a produção literária de autoria feminina na América Latina. Desenvolve e orienta pesquisas sobre estudos de gênero e autoria feminina.

Este evento faz parte de

Semana Literária Sesc & Feira do Livro

Realizada desde 1981, a Semana Literária Sesc & Feira do Livro acontece simultaneamente em 27 cidades do Paraná. Tendo Literatura, o leitor e a leitura como protagonistas, o evento propõe diálogos, leituras, discussões e reflexões por meio de bate-papos com autores e autoras nacionais, narração de histórias, performances de Slam Poetry, oficinas formativas, exposições, shows […]