Neste bate-papo, os escritores Paulo Scott e Tônio Caetano falarão sobre suas obras, bem como as fronteiras que a linguagem literária estabelece com outras artes e, claro, com a vida. Abordarão ainda as experiências que a leitura oferece tanto para o autor como para o leitor, estabelecendo uma via de possibilidades e ressonâncias.
A mediação da conversa será feita pelo escritor e pesquisador Luigi Ricciardi.
Paulo Scott nasceu em Porto Alegre, RS, reside atualmente em São Paulo, SP. Autor de sete livros de poemas, entre eles o “Mesmo sem dinheiro comprei um esqueite novo” (São Paulo: Companhia das Letras, 2014), livro vencedor do Prêmio da APCA; e de seis de prosa, como o de contos “Ainda orangotangos”, adaptado para o cinema por Gustavo Spolidoro e vencedor do 13º Festival de Cinema de Milão, além dos romances “Habitante irreal” (2011), livro vencedor do Prêmio Machado de Assis 2012; “O ano em que vivi de literatura” (2015), vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura 2016; e “Marrom e Amarelo” (2019), vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura 2020. Escreve textos de dramaturgia e roteiros, colabora com revistas, jornais e suplementos de cultura do país e do exterior (seus textos estão publicados em Portugal, Inglaterra, China, Estados Unidos, Alemanha, México, França e Argentina). Participou de projetos de escrita literária na China e na Austrália.
Tônio Caetano é escritor, especialista em Literatura Brasileira pela PUC-RS. Autor do livro “Terra nos cabelos”, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura, em 2020, na categoria Contos, e publicado pela Editora Record. Em 2020, também lançou o livro “Sobre o fundo azul da infância”, integrante da coleção “A voz da ancestralidade”, Editora Venas Abiertas (MG).
Luigi Ricciardi é mestre em Estudos Literários pela UEM e doutor pela FCLAr. Professor e pesquisador de literaturas, ministrou diversas oficinas em eventos, festivais e feiras literárias. Fundou a revista Pluriverso e mantém a Acrópole Revisitada, um importante site de resenhas e críticas literárias, projetando e dando visibilidade para autores contemporâneos de todos os campos e linguagens artísticas. Além disso, é escritor com 6 livros publicados.