Sesc PR
Paraná
Oficinas de Férias
Automatics – Oficina Construção de Brinquedos Autômatos
Oficinas de Férias

Automatics – Oficina Construção de Brinquedos Autômatos

Oficinas de Férias

l
Gratuito

Objetivos

  • Realizar uma ação diferenciada envolvendo conceitos de mecânica;
  • Criar brinquedos autônomos;
  • Introduzir conceitos de engenharia, arte, escultura, mecânica e ciência, combinando brincadeira e tecnologia;
  • Apresentar os conceitos básicos da metodologia Maker;
  • Instigar a criação a imaginação dos participantes.

Desenvolvimento

Brinquedos Autômatos, conhecidos como “brinquedos que se mexem”, são esculturas mecânicas que contam histórias e que constituem uma forma privilegiada de introduzir conceitos de engenharia, arte, escultura, mecânica e ciência, combinando brincadeira e tecnologia.

Nesta oficina, os brinquedos serão construídos por crianças, que são convidados a criar pequenas “obras de arte” utilizando materiais simples e reciclando o significado de outros materiais utilitários, além de apresentar uma narrativa que envolva sua criação.

Essa oficina será realizada em 2 etapas com duração de 1 hora cada etapa por intermédio da plataforma Teams no qual na primeira etapa iremos conhecer o principio dos brinquedos autônomos e a construção de um modelo pré-moldado.

Já na segunda etapa vamos construir um autômato do início seguindo apenas alguns passos básicos que será apresentado pelo orientador de atividades.

Materiais

  • Tesoura; cola; clips; canudinho; palitos; fita adesiva; papelão;