Neste encontro, a fotógrafa e ativista de Direitos Humanos Camila de Melo mostrará o resultado de seu trabalho de investigação visual e fotojornalismo, desenvolvido durante os últimos dois anos no segmento da diversidade e em defesa da comunidade LGBTQIAPN+.
A ideia é contribuir com o desenvolvimento da cultura para a diversidade e propor o enfrentamento e combate a homofobia no Brasil, mas também oportunizar debates que viabilizem uma nova percepção estética a favor do acolhimento e da promoção da dignidade, por meio da imagem fotográfica e das artes visuais; também promover o reconhecimento de trajetórias, identidades, fazeres artísticos e criativos.
__________________________
Camila de Melo tem fotografias expostas em importantes galerias nacionais como a Studio Om.art, no Rio de Janeiro, e internacionalmente na prestigiada no Royal Photographic Society, em Bristol, Inglaterra. Autora do fotolivro – memoir “Ectópica”, reside na cidade de Apucarana (PR). Possui graduação e experiência como Assistente Social, na fotografia direciona para o mesmo propósito: o de ser filtro e mediadora de estórias pessoais, muitas vezes trágicas ou outras de superação que lhe são confiadas. Seu compromisso como documentarista e investigadora visual é preservar a dignidade dos fotografados e das identidades com as quais convive. Sua identidade visual recai em se reconhecer o alcance social da identidade de gênero, desde a autoafirmação, os desafios da marginalização e os tipos de violência que ainda perduram, especialmente contras as mulheres e população LGBTQIA+.