A programação da 41ª Semana Literária recebe o trabalho do duo 2 em macramê.
Formado por Natália Lepri (Voz) e André Siqueira (violão, violão barítono, viola caipira e flauta contralto), o show é baseado no diálogo musical criativo e constante. Traz em sua textura o conceito do contraponto – linha versus linha, ponto contra ponto – como princípio criador. O formato camerístico e a opção de utilizar os instrumentos como criadores de linhas melódicas, além do acompanhamento harmônico tradicional, geram texturas pouco ouvidas neste formato de violão e voz.
O nome “2 em macramê” traz a essência musical do trabalho, no qual a alusão a este tipo de artesanato manual é trazida para a sonoridade, gerando diferentes texturas por vezes sofisticadas e intrincadas e, outras vezes, simples e rústicas como as peças geradas pela técnica artesanal.
A riqueza nas texturas vem acompanhada da escolha de um repertório que passeia entre a brasilidade calcada na cultura popular – como no caso das canções “Leilão” (Hekel Tavares e Joraci Camargo), Tamba-tajá (Waldemar Henrique) ou no refinamento harmônico de canções como “Poeira Morena” (Nelson Ayres e Rodolfo Stroeter) e Auto-retrato (Egberto Gismonti e Geraldo Carneiro), além de um flerte com gêneros latino-americanos como o Zamba e o Huaino.
O Duo nasceu da união de dois artistas-pesquisadores, para levar ao público um show intenso e expressivo que flerta com a intenção camerística e explora a improvisação no desenvolvimento das canções. Emaranhados, para fazer transbordar Música Popular Brasileira.