A oficina Adaptando – oficina teórica/prática de adaptação dramatúrgica, com José Ramón Castillo, tem como objetivo promover o desenvolvimento do pensamento literário por meio da sensibilização, reflexão e prática teatral, com a intenção de explorar a consciência criativa na escrita, adaptando a oralidade e outros gêneros para a dramaturgia teatral. Através de exemplos específicos de peças literárias, pretendemos facilitar a compreensão da arte teatral. Ao final da oficina, os participantes terão a oportunidade de realizar suas próprias criações teatrais, aplicando as técnicas e conceitos aprendidos durante o processo.
A ação compõe a programação da 42ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, que tem como tema central “Ler para mudar histórias”. A participação é gratuita.
José Ramon Castillo é docente universitário, diretor de Teatro e dramaturgo. Docente da Universidad Nacional Experimental del Tachira (2002-2019), Docente visitante Universidad de Los Andes-Venezuela (2020) e Doutorando no PPG da Unioeste (2020-2024). Diretor das Companhias de Teatro El Incinerador (Venezuela) e Entre Fronteiras (Brasil).