Dois pesquisadores da UFPR, José Borges Neto e Caetano Galindo, discutem livros lançados recentemente, sobre a história do pensamento gramatical e a trajetória de formação do português brasileiro. A ação compõe a programação da 42ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, que tem como tema central “Ler para mudar histórias”.
A participação é gratuita e livre para todas as idades. Não é preciso retirada de ingressos.
Caetano W. Galindo é professor, pesquisador, tradutor e escritor. Sua tradução de Ulysses recebeu os mais importantes prêmios literários do país. É autor de Sim, eu digo sim: Uma visita guiada ao Ulysses de James Joyce (2016), finalista do prêmio Rio de Literatura, e do livro de contos Sobre os canibais (2019), ensaio sobre o entendimento humano, livro não comercial, com tiragem limitada, que recebeu o prêmio Paraná de Literatura em 2013.
José Borges Neto possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1972), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1979) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Professor titular da Universidade Federal do Paraná entre 1999 e 2010.