No curso A Crônica é para Todos, ministrado pelo escritor e jornalista Luís Henrique Pellanda, serão examinadas as origens do gênero no Brasil e as prováveis causas de sua popularização entre nós.
Estudaremos os autores mais representativos da modalidade desde meados do século 19, assim como os principais desdobramentos e características de seus trabalhos. Faremos a leitura e a discussão conjunta de uma série de cronistas, clássicos e/ou contemporâneos, sempre com o objetivo de aprimorar não apenas a escrita de todos, mas as habilidades de observação e abstração de cada um.
Será tratada também a recepção da crônica entre seus mais diversos leitores, via livro, imprensa ou internet. Por meio de exemplos da obra de Pellanda, veremos que a experiência de ser lido é fundamental para qualquer cronista e ela que o define e impulsiona enquanto autor do gênero.
______________
Luis Henrique Pellanda é contista e cronista, publicou O macaco ornamental (contos, finalista do Prêmio Biblioteca Nacional); Nós passaremos em branco (crônicas, finalista do Prêmio Jabuti); Asa de sereia (crônicas, finalista do Prêmio Portugal Telecom); o recente Na barriga do lobo (crônicas, finalista do Prêmio Jabuti 2022), entre outros. Foi editor e idealizador do site de crônicas Vida Breve, trabalhou nos jornais Rascunho, Gazeta do Povo, no Primeira Hora e na revista Veja. É cronista do Jornal Plural, ministra cursos e oficinas de crônicas por todo o país.