1 – Sesc Paço da Liberdade
A construção data de 1916 para receber a primeira sede oficial da Prefeitura de Curitiba e da Câmara Municipal. Com essa finalidade funcionou até o ano de 1969, depois recebeu o Museu Paranaense até 2002. Logo após esse período, o edifício ficou abandonado e, foi só em 2006, que surgiu uma parceria entre o Sistema Fecomércio Sesc e Senac e a Prefeitura da cidade para revitalização do espaço. O Paço da Liberdade reabriu em 2009 como um centro cultural do Sesc, com uma programação variada que abrange literatura, música, artes, cinema e educação.
2 – Casa Romário Martins
A construção tem estilo colonial português e é considerada a casa mais antiga de Curitiba. A edificação recebeu o nome do historiador e escritor Romário Martins em 1973, apenas para homenageá-lo, pois a casa não tem ligação direta com ele.
3 – Solar do Barão
Na antiga residência do Barão do Serro Azul, datada de 1883, hoje funciona o Museu da Fotografia, o Museu da Gravura, o Museu do Cartaz e a Gibiteca.
4 – Praça Tiradentes
A Praça Tiradentes é o local onde teve início a cidade de Curitiba. Podem-se observar partes da primeira calçada do final do século XIX. A praça também contempla a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz de Curitiba. O fim da construção da igreja, em estilo neogótico, foi em 1893.
5 – Casa João Turin
João Turin, pintor e escultor nascido em Morretes, tem suas obras distribuídas por diversos pontos do Paraná. A casa em homenagem ao artista é de 1989.
6 – Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas
É a igreja mais antiga de Curitiba, datando de 1737. O local já abrigou um convento fransciscano de 1752 a 1783. Funciona também neste espaço o Museu de Arte Sacra.
7 – Igreja do Rosário
A igreja em estilo barroco foi construída em 1946 e representa a arquitetura neocolonial de Curitiba. Foi construída no mesmo local onde ficava a antiga igreja, construída em 1737 e utilizada pelos escravos da região (demolida em 1931). A parte interior e exterior da igreja é decorada com azulejos portugueses da época colonial.
8 – Palácio Garibaldi
A Sociedade teve início no ano de 1883, fazendo uma homenagem a Giuseppe Garibaldi, com o objetivo de estreitar as relações dos imigrantes italianos. O prédio terminou de ser construído em 1904, mas a fachada, em estilo neoclássico, foi finalizada apenas em 1932.
9 – Belvedere
O Belvedere se encontra na parte da cidade denominada Ruínas do São Francisco. O nome faz referência ao início da construção, por volta de 1809, da frente da igreja de São Francisco de Paula.
10 – Palácio São Francisco / Museu Paranaense
Foi construído em 1929, pelo fazendeiro Júlio Garmatter, para sua residência. O nome tem origem no século XVIII, quando uma capela franciscana ocupava o terreno. Em 1938, o Governo do Paraná comprou a propriedade para instalar sede governamental. Hoje é a sede do Museu Paranaense. Abriga exposições permanentes e temporárias.
11 – Museu de Arte Contemporânea
Em 1978 o edifício foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Paraná. O local tem mostras temáticas e exposições temporárias.
12 – Universidade Federal do Paraná
Em 1912 começam as atividades da primeira instituição com conceito de Universidade no Brasil. O final da construção do prédio histórico na Praça Santos Andrade foi no ano de 1915. Depois de várias modificações, em 1955, foi reinaugurado o prédio em estilo neoclássico. O prédio virou símbolo da cidade de Curitiba em 1999, por uma votação popular organizada pela Prefeitura Municipal.
13 – Teatro Guaíra
É um dos maiores teatros da América Latina. Sua origem é no ano de 1900, mas foi apenas em 1974 que o maior espaço foi inaugurado. Na frente do teatro há um painel em alto relevo de Poty Lazarotto.
14 – Passeio Público
Inaugurado em 1886 foi o primeiro parque e zoológico de Curitiba. A frente do Passeio Público foi inspirada no portão do Cemitério de Cães de Paris.
15 – Praça 19 de Dezembro
Em 1853 foi inaugurada a Praça 19 de Dezembro em comemoração ao centenário de emancipação política do Paraná. São várias obras existentes no local, como a estátua do Homem Nu e da Mulher Nua, dos escultores Erbo Stenzel e Umberto Cozzo. Existe também um painel de pedra de duas faces com representação da história do Paraná: de um lado, granito em alto relevo, e do outro, azulejos em branco e azul de Poty Lazarotto.
16 – Palácio 29 de Março
Foi inaugurado em 1969, para abrigar a Prefeitura de Curitiba. O nome remete à data de fundação de Curitiba: 29 de março de 1693. No edifício encontram-se três painéis da artista Marília Kranz, todos representando a paisagem paranaense.
17 – Palácio Iguaçu
A edificação data de 1953, inaugurada no governo de Bento Munhoz da Rocha para ser a sede do Governo do Estado do Paraná no Centro Cívico. No local se encontra um painel em concreto de Poty Lazarotto, o qual apresenta, de modo romanceado, os primeiros habitantes de Curitiba: índios, tropeiros e imigrantes.
18 – Museu Oscar Niemeyer
A arquitetura do museu é dividida em duas partes principais. A primeira, projetada por Oscar Niemeyer em 1967, é composta por uma edificação em concreto onde antes funcionava a administração estadual. A segunda, desenhada pelo mesmo arquiteto, foi planejada em 2001, e é conhecida por seu formato de “olho”. O MON, inaugurado em 2002.