Sesc PR
Paraná
Literatura em casa
Literatura em casa

Leituras afetivas: cinco livros por Cezar Tridapalli

Hoje quem compartilha as suas Leituras Afetivas com o Sesc Paraná é escritor e tradutor Cezar Tridapalli, autor de Pequena biografia de desejos, O Beijo de Schiller, vencedor do Prêmio Minas Gerais de Literatura e Vertigem do chão.

Tridapalli apresentou os livros que ajudaram a moldá-lo com leitor e, claro, como escritor. As cinco obras escolhidas compõem um mosaico bastante amplo e significativo, um verdadeiro passeio pelos bosques da literatura.

Leia abaixo as cinco indicações literárias de Cezar Tridapalli

 O Deserto dos tártaros – Dino Buzzati

Essa obra tocou algo que me fez acordar, me fez colocar em movimento o desejo e perceber que a vida pode ser mais que uma sequência de dias iguais. Falando assim, parece autoajuda, mas estamos falando de Dino Buzzati, baby.

Crime e castigo – Dostoiévski

Esse clássico do meu russo preferido é capaz de nos fazer entrar em contato com as partes recônditas da subjetividade, com aquilo que existe em nós, mas mal sabemos, mal queremos saber, só que às vezes irrompem, dando notícias. Acho saudável saber que elas existem.

Dias de abandono – Elena Ferrante

Fiquei impressionado com algo que eu achava já estar cansado de saber: literatura se faz na forma de contar mais do que no tema contado. Esse livro fala de um dos assuntos mais clichês da vida (até a frase que vou usar é clichê: “a dor de uma separação”). Mas o faz de um jeito tão bem feito na sua forma, que o tema se renova, volta a fustigar.

O Mal-estar na civilização – Sigmund Freud

Os incômodos entre o querer ousar e os temores do fracasso, entre nunca saber bem a medida entre o prazer e a segurança, entre o risco e a proteção, entre o que nos faz agir com ímpeto ou com medo, a hesitação entre não saber se o desejo é meu ou do Outro, a angústia de tomar uma decisão e ficar pensando depois como seria se a outra fosse tomada… mesmo que eu já derive no delírio, tudo isso que falei aí em cima sai de mim quando penso nesse livro de Freud.

O Vendido – Paul Beatty

Quando esse livro me vem à cabeça, lembro do quanto fiquei desconcertado ao lê-lo, sem saber se eu podia me permitir rir, sem saber se o riso era franco ou de nervoso. É um romance que bagunçou meus sistemas de referência, uma crítica muito inusitada ao racismo, quase inacreditável, que mostra como a literatura consegue de forma tão maluca tocar em temas importantes sem dar sermão, sem ser dogmática.

Sobre Cezar Tridapalli

Cezar Tridapalli é um escritor brasileiro, nascido em Curitiba em 1974. É mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Romancista e tradutor de livros sobre literatura e migração, estuda psicanálise e atualmente é responsável pelo módulo de Experiência Estética do programa de pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Positivo. Ele ensina criação literária.

Em 2011, publicou seu primeiro romance pela Editora 7Letras, Pequena biografia de desejos, aclamado pela crítica, assim como O Beijo de Schiller, escrito em 2012 e vencedor do Prêmio Minas Gerais de Literatura ano seguinte, publicado pela Arte & Letra em 2014. Vertigem do chão é seu terceiro romance.